Rio de Janeiro - Capital

Agente do Degase é preso por incitar rebelião de internos no Rio em 2019

Agente do Degase é preso por incitar rebelião de internos no Rio em 2019 | Reprodução/MPRJ

A Justiça do Rio, a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), determinou a prisão de um agente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) acusado de incitar e liderar uma rebelião no Centro de Socioeducação (Cense) da Ilha do Governador, ocorrida em 5 de novembro de 2019.

O servidor, identificado como Thiago Guedes Suzano, foi detido nesta quarta-feira (27) em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Ele é apontado como líder do motim e acusado de tortura física e psicológica contra adolescentes que se recusaram a participar da rebelião.

Rebelião incentivada por agentes

De acordo com as investigações, Thiago e outros 21 agentes teriam incentivado os internos a destruir instalações da unidade para chamar a atenção da mídia e da sociedade às reivindicações da categoria. Alguns servidores, ligados ao sindicato, teriam inclusive registrado a ação em vez de contê-la.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

O MPRJ afirmou que os funcionários usaram os adolescentes como “massa de manobra” em um movimento grevista, colocando em risco a vida dos internos e a segurança do Cense.

Prisão preventiva e risco de obstrução

Segundo os promotores, Thiago também tentou combinar versões falsas com outros envolvidos após o motim, o que caracterizou risco à instrução processual e à possibilidade de reiteração criminosa. Por isso, foi decretada sua prisão preventiva.

Denúncias e crimes atribuídos

Os 22 servidores denunciados em julho deste ano respondem por associação criminosa, dano qualificado ao patrimônio público e facilitação de fuga de pessoa legalmente privada de liberdade.

Um dos acusados ainda vai responder por falsidade ideológica, por ter inserido informações falsas no livro oficial de registros da unidade. Todos os servidores foram afastados de suas funções.

You may also like

Leave a reply