Na última semana, ocorreu a reunião do júri nacional do Programa Bandeira Azul Brasil, que teve por objetivo avaliar a inscrição de candidatos a receber a certificação que atesta práticas sustentáveis realizadas em praias, marinas e embarcações de turismo para a temporada 2023/2024.
Após avaliação feita pelo corpo técnico, a Praia de Itaúna foi pré-aprovada e, pelo segundo ano consecutivo, será recomendada para a avaliação do júri internacional, que se reúne em setembro, em Copenhague, na Dinamarca, para avaliação final.
Já certificada, a Praia de Itaúna recebeu, em novembro de 2022, o direito de hastear a Bandeira Azul. A divulgação foi feita, naquela ocasião, pelo Instituto Ambientes em Rede – IAR, Operador Nacional do Programa Bandeira Azul no Brasil. A ação aconteceu após a conclusão de muitas metas cumpridas, adequações, exames laboratoriais e novas diretrizes que foram instituídas pela Prefeitura de Saquarema.
Neste ano, o Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil foi composto por representantes das seguintes instituições: Ministério do Turismo – MTur, Secretaria do Patrimônio da União – SPU, Instituto Ambientes em Rede – IAR, Associação Náutica Brasileira – ACATMAR, Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, Associação Nacional de Municípios de Meio Ambiente – ANAMMA e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – ABEMA. Anualmente, as entidades se reúnem para avaliar o cumprimento dos critérios e definir as praias, marinas e embarcações de turismo qualificadas ao prêmio e que serão submetidas ao Júri Internacional.
A Bandeira Azul
A Bandeira Azul garante a qualidade na gestão ambiental de praias e marinas espalhadas por todo o mundo. O principal objetivo do Programa é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental. Para se qualificar para o Prêmio Bandeira Azul, uma série de critérios devem ser atendidos, mantidos e comprovados, anualmente.