No próximo sábado, dia 17, um fato histórico irá acontecer: a Seleção Brasileira entrará em campo pela primeira vez em toda a sua história com um uniforme todo preto, para a partida contra Guiné, em Barcelona. Desde o primeiro jogo da equipe, em 1914, os jogadores vestiam camisas e calções brancos, até a adoção do tradicional uniforme amarelo e azul, em 1952. A iniciativa de adotar o uniforme preto faz parte de uma série de ações da CBF na luta contra o racismo.
Para o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, que é o primeiro negro e nordestino a comandá-la, o futebol pode ser uma poderosa ferramenta na promoção da tolerância e do respeito entre as pessoas. Durante o primeiro tempo da partida, todos os jogadores da Seleção estarão vestidos de preto, e no segundo tempo voltarão ao uniforme tradicional, que terá uma alusão à luta contra a discriminação racial.
A história da Seleção Brasileira é parte integrante da história do futebol mundial, e essa iniciativa é mais um exemplo do papel desempenhado pela equipe no desenvolvimento e mudança de paradigmas em nossa sociedade. Que esse ato simbólico ajude a sensibilizar a todos para que juntos possamos construir um mundo mais justo e tolerante.