A Justiça do Rio de Janeiro concedeu a redução de 177 dias na pena da ex-deputada federal Flordelis, que foi condenada a mais de 50 anos de prisão por ser a mandante do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo.
A decisão foi baseada na aprovação de Flordelis no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), conforme solicitado por sua defesa.
+ LEIA TAMBÉM: ►PF prende homem por burlar monitoramento eletrônico
A redução foi dividida em duas partes: 133 dias devido à aprovação no Encceja, e 44 dias pela conclusão do ensino fundamental. Com essa remição, a ex-parlamentar deve deixar o regime fechado em novembro de 2052, com a progressão da pena prevista para agosto de 2040.
A decisão judicial foi assinada pelo juiz Renan de Freitas Ongaratto, seguindo as diretrizes do artigo 3º da Resolução 391 de 10/05/2021 do Conselho Nacional de Justiça. O documento foi encaminhado ao Ministério Público para ciência e manifestação.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Flordelis foi condenada em novembro de 2022 a 50 anos e 28 dias de prisão pelo homicídio triplamente qualificado de Anderson do Carmo, que ocorreu em junho de 2019. Sua filha, Simone dos Santos Rodrigues, também foi condenada a 31 anos, quatro meses e 20 dias de prisão.
Ao todo, oito réus, incluindo filhos biológicos, adotivos e netos de Flordelis, foram condenados por participação no crime. Em abril de 2024, a Justiça determinou um novo julgamento para dois filhos e uma neta da ex-deputada.