O vulcão Stromboli, localizado na ilha de mesmo nome no sul da Itália, entrou em erupção na quinta-feira (04), elevando o nível de alerta da Proteção Civil para vermelho, o mais alto. A atividade vulcânica em “rápida evolução” motivou a fase operacional de pré-alarme e reforço do monitoramento.
+ LEIA TAMBÉM: ►Igrejas fecham as portas por ordem do tráfico, aponta denúncia
Stromboli, com 927 metros de altura, está em atividade contínua, mas geralmente com baixa intensidade. O alerta vermelho significa maior atenção e permite que a Proteção Civil da ilha conte com o apoio de especialistas da Itália continental.
Cerca de 500 pessoas residem na ilha. As autoridades pedem que a população se mantenha informada e siga rigorosamente as instruções de segurança. Apesar da situação, a Proteção Civil italiana ressalta que “persiste uma situação de acentuado desequilíbrio do vulcão”, mesmo com variações frequentes nas atividades vulcânicas locais.
+ MAIS NOTÍCIAS INTERNACIONAIS?CLIQUE AQUI
O presidente da Câmara Municipal de Lipari, autarquia que inclui Stromboli, implementou medidas de precaução iniciais para proteger a população da ilha.
+ LEIA TAMBÉM: ►Saiba quem é carcereira de vídeo polêmico das redes sociais
Stromboli é um destino turístico popular, atraindo visitantes da Itália continental e da Sicília, muitos dos quais desejam escalar o vulcão. A última grande erupção do Stromboli ocorreu em julho de 2019, resultando em uma morte e alguns feridos.