Rio de Janeiro - Capital

Escolas interculturais ampliam oferta de vagas para 2024

Escolas interculturais ampliam oferta de vagas para 2024

Foto: Divulgação – Seeduc

Mais de 3,3 mil alunos da rede estadual poderão se matricular em escolas interculturais, com parcerias internacionais, até o ano de 2024. As inscrições estão abertas somente para estudantes do 6º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, até o dia 14 de dezembro.

No próximo ano, 27 escolas distribuídas em 12 municípios do Rio de Janeiro oferecerão essa modalidade de ensino, proporcionando aos alunos contato direto com a língua e a cultura de 18 países diferentes.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, essas escolas são em período integral e contam com parcerias de consulados, embaixadas e órgãos governamentais para oferecerem um ensino bilíngue e promover a troca cultural entre o Brasil e o país participante do projeto em cada unidade escolar. Além das disciplinas tradicionais, os alunos participam de eventos comemorativos e até mesmo de viagens ao país correspondente à escola. Alguns estudantes até conseguem bolsas para cursar a universidade no exterior.

O ex-aluno João Victor Pereira, do Colégio Estadual Hispano Brasileiro, unidade Intercultural Brasil-Espanha, no bairro Méier, Zona Norte da cidade, recebeu uma bolsa de estudos e está cursando Gestão em Administração Pública na Universidade de Jaén, na Espanha.
“A escola me proporcionou muitas oportunidades de desenvolver o conhecimento e, por meio da bolsa que recebi, minha vida mudou completamente”, relatou.
Em relação a este ano, o projeto terá sete escolas a mais em 2024. As opções de línguas estrangeiras oferecidas nas unidades interculturais incluem alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim, turco ou russo, dependendo da escola. As matrículas estão abertas em toda a rede estadual de ensino.

Matriculas abertas

Na segunda-feira (27), a Secretaria de Estado de Educação abriu o período de inscrições para estudar nas escolas do estado. São mais de 1.200 unidades, sendo mais de 400 com oferta de ensino integral.
As inscrições são feitas online, através do site “Matrícula Fácil”, e são válidas para aqueles que desejam mudar de instituição ou perderam o prazo de renovação de matrícula.
Caso não tenham acesso à internet, os responsáveis ou alunos podem comparecer pessoalmente à unidade escolar para realizar a renovação. O prazo para as inscrições vai até o dia 14 de dezembro.
Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *