
Foto: Divulgação
No Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, a contribuição desses profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS) é destacada pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Saúde. O Programa Médico de Família de Niterói (PMF), gerido pela FeSaúde, conta com a atuação dos agentes comunitários, que desempenham um papel essencial na Atenção Primária à Saúde (APS) do município.
Para a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, os agentes comunitários de Saúde exercem um papel fundamental na estratégia da saúde da família, fortalecendo a relação entre os serviços e a comunidade local. Através dessa integração, eles promovem a saúde, previnem doenças e mantêm-se atualizados sobre situações de risco na comunidade.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
O Ministério da Saúde reconhece a Saúde da Família como estratégia prioritária na organização da APS no Brasil. Nesse contexto, os agentes comunitários são cruciais, pois realizam desde o cadastro e acompanhamento de famílias até ações educativas e de promoção da saúde. Eles atuam como um elo entre a comunidade e as unidades de saúde, facilitando o acesso e a troca de informações.
Um exemplo inspirador de dedicação e comprometimento é a agente Amanda Salomão, moradora do bairro do Cafubá. Formada em Direito, ela integra a primeira turma de empregados públicos da FeSaúde e atua no PMF Cafubá I desde março de 2022. Amanda destaca seu profundo desejo de ajudar as pessoas como principal motivador para se tornar uma agente comunitária de saúde. Ela considera-se a voz da população dentro da unidade do PMF, levando informações de saúde para os moradores e trazendo informações sobre a saúde deles para a unidade. A maior gratificação pelo seu serviço, segundo a profissional, vem do retorno da própria comunidade.