Com início neste sábado (26), a suspensão terá duração de 90 dias, até que o processo disciplinar contra Rubiales seja protocolado. A pressão pela renúncia do cargo de presidente da RFEF tem aumentado consideravelmente sobre ele, sendo que a seleção feminina espanhola anunciou que fará um boicote até que Rubiales deixe o seu cargo.
O incidente ocorreu durante a Copa do Mundo Feminina, onde Jenni Hermoso estava representando a seleção feminina espanhola, que chegou às quartas de final do torneio. A atitude inadequada do presidente da RFEF causou grande repercussão na mídia e gerou indignação na comunidade esportiva e além.
Confira o comunicado na íntegra:
“O presidente da Comissão Disciplinar da FIFA, Jorge Ivan Palacio (Colômbia), utilizando as faculdades concedidas pelo artigo 51 do Código Disciplinar da FIFA (CDF), decidiu hoje suspender provisoriamente o Sr. Luis Rubiales de todas as atividades relacionadas ao futebol, tanto nacional quanto internacionalmente. Essa suspensão, que terá efeito a partir de hoje, terá uma duração inicial de noventa dias, enquanto o processo disciplinar aberto por esta Comissão Disciplinar contra o Sr. Luis Rubiales na última quinta-feira, 24 de agosto, é conduzidoAlém disso, o presidente da Comissão Disciplinar da FIFA, com o objetivo de preservar, entre outros fatores, os direitos fundamentais da jogadora da seleção nacional de futebol, Sra. Jennifer Hermoso, e a boa ordem do processo disciplinar em andamento perante este órgão disciplinar, emitiu duas diretrizes adicionais (artigo 7 do CDF) nas quais ordena ao Sr. Luis Rubiales que se abstenha, ele mesmo ou através de terceiros, de entrar em contato ou tentar entrar em contato com a jogadora profissional da seleção nacional espanhola, Sra. Jennifer Hermoso, ou com pessoas próximas a ela. Da mesma forma, a RFEF e seus funcionários ou empregados são ordenados a se absterem de entrar em contato com a jogadora profissional da seleção nacional espanhola, Sra. Jennifer Hermoso, ou com pessoas próximas a ela, seja diretamente ou através de terceiros.A decisão tomada pelo presidente da Comissão Disciplinar da FIFA foi comunicada hoje ao Sr. Luis Rubiales, à RFEF e à UEFA, para que seja cumprida adequadamente.
A Comissão Disciplinar da FIFA não fornecerá mais informações sobre este processo disciplinar até que uma decisão final seja tomada. A FIFA reitera seu compromisso absoluto com o respeito à integridade de todas as pessoas e condena veementemente qualquer comportamento contrário a isso”.