Rio de Janeiro - Capital

Dia D da multivacinação mobiliza mais de 500 pontos no Rio

Dia D da multivacinação mobiliza mais de 500 pontos no Rio | Divulgação/Fiocruz

O Dia D da multivacinação no Rio acontece neste sábado (18), com mais de 500 pontos de atendimento disponíveis das 8h às 17h em unidades municipais de saúde e locais estratégicos, incluindo praças, igrejas, shoppings e escolas.

A campanha, que começou no dia 6 e vai até 30 de outubro, tem como objetivo estimular pais e responsáveis a atualizarem as vacinas de crianças e adolescentes, conforme o calendário básico do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Entre os imunizantes disponíveis estão vacinas contra hepatite A, hepatite B, HPV, influenza, covid-19, BCG, pentavalente, tríplice viral, varicela, ACWY, pneumo 10, meningo C, DTP, febre amarela e rotavírus.

A vacinação estará disponível em todas as 240 salas de imunização do município, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo e unidades nos shoppings Park Shopping Campo Grande e Nova América, em Del Castilho. A campanha permite, ainda, a atualização da vacinação contra sarampo e febre amarela em adultos que acompanharem as crianças.

Os responsáveis devem apresentar caderneta de vacinação ou documento que comprove a situação vacinal para que as equipes de saúde avaliem e apliquem as doses necessárias. A lista completa dos pontos de vacinação será divulgada nesta sexta-feira (17) no site da Secretaria Municipal de Saúde.

Outubro Rosa

Em parceria com o Outubro Rosa, as unidades de Atenção Primária intensificarão ações preventivas voltadas à saúde da mulher. Assim, incluindo consultas, coleta de preventivo, exames clínicos das mamas, solicitação de mamografia, inserção de DIU e implanon, testes rápidos de sífilis e outras ISTs, além de prescrição e dispensação de PrEP e cuidados com a saúde bucal.

Nos pontos extras, as equipes também farão orientação em saúde, testagem de sífilis e outras ISTs, e atividades educativas para o público.

Fiocruz

A Fiocruz participa do Dia D no campus de Manguinhos, oferecendo vacinação para diferentes faixas etárias. Crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias poderão receber VIP, pentavalente e pneumo 10. Adultos podem apresentar documento oficial com foto para receber imunização contra Covid-19 e influenza.

Além da imunização, o público encontrará programação cultural, espaços de lazer e oficinas interativas, voltadas à divulgação científica e promoção da saúde. Atividades ocorrerão também em outras cidades brasileiras, como Manaus, Porto Velho, Brasília, Eusébio, Teresina, Salvador, Belo Horizonte, Ribeirão Preto e Curitiba, que sediam unidades da Fiocruz.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta