Brasil

Mortandade de pinguins em SP chega a 881 animais em 2025

Mortandade de pinguins em SP chega a 881 animais em 2025 | Reprodução

O número de pinguins encontrados mortos no litoral de São Paulo subiu para 881 até segunda-feira (25), segundo balanço do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC). Apenas um animal foi resgatado com vida e segue em reabilitação.

A maior parte dos animais foi localizada em Ilha Comprida, litoral sul, onde o IPeC já havia registrado 350 pinguins mortos em quatro dias.

“Nos últimos monitoramentos na Ilha Comprida, encontramos grande número de pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) encalhados, todos sem vida e em avançado estado de decomposição, o que impede determinar a causa exata da morte”, informou o instituto.

Entre as hipóteses levantadas estão efeitos da migração, dificuldade em encontrar alimento, parasitoses, infecções e interação com a pesca. O monitoramento segue ativo nas praias de Iguape, Ilha Comprida e Cananéia por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Além disso, em 18 de agosto, o IPeC destacou que esta temporada apresenta cenário mais desafiador que nos dois últimos anos, com muitos animais encalhados e debilitados. Assim, os pinguins chegam com peso baixo, hipotérmicos e sinais de interação com pesca, além de problemas respiratórios. Dos 166 animais registrados até então, apenas 19 foram resgatados com vida.

Entre os animais salvos está o P07, resgatado em 4 de julho na Praia da Jureia. Desde então, passou por recuperação na base do IPeC.

Enfim, o instituto reforça que qualquer avistamento de pinguins debilitados deve ser comunicado imediatamente:

  • Telefones: (13) 3851-1779 ou 0800 642 33 41

  • WhatsApp: 13 9 9691 7851

You may also like

Leave a reply

More in:Brasil