Brasil

Mais de 700 pinguins-de-magalhães são encontrados mortos no litoral sul de SP

Mais de 700 pinguins-de-magalhães são encontrados mortos no litoral sul de SP | Reprodução

O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) registrou a morte de 739 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) em três cidades do litoral sul de São Paulo — Cananéia, Iguape e Ilha Comprida — entre os dias 15 e 21 de agosto.

Segundo o IPeC, a maioria dos animais estava em avançado estado de decomposição, o que dificulta a identificação exata da causa das mortes.

Possíveis causas

Entre as hipóteses levantadas a partir de necropsias em animais encontrados em melhores condições estão:

  • efeitos da longa migração,

  • escassez de alimento,

  • parasitoses,

  • quadros infecciosos

  • e interação com atividades pesqueiras.

Apesar do número elevado, os especialistas reforçam que a espécie não corre risco de extinção em razão deste episódio. Estima-se que existam entre 2 a 3 milhões de pinguins-de-magalhães na natureza, distribuídos em grandes colônias, especialmente na Argentina.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Ainda assim, a espécie enfrenta pressões crescentes por conta de impactos humanos e mudanças climáticas em seu habitat natural.

Ação de conservação

O IPeC é a organização civil responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. Além de atuar no resgate e reabilitação de fauna marinha debilitada, o instituto também realiza a destinação adequada de animais mortos, como pinguins, focas e baleias.

Moradores e turistas que encontrarem animais marinhos debilitados nas praias da região podem acionar o IPeC pelos telefones:
(13) 3851-1779
0800 642 3341
WhatsApp: (13) 99691-7851

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Brasil