
Em 2024, festa junina da Escola Mosaico celebrou tema “Amazônia da Infância: O Encontro das Águas”, na Ilha do Tibau. Agora, em 2025, o tema é “Sementes de Esperança na Luta Contra as Mudanças Climáticas” | Reprodução/Instagram/@escolaculturalmosaico
A Escola Cultural Mosaico anunciou para este sábado (5) mais uma festa junina na paradisíaca Ilha do Tibau. O evento vai de 16h às 21h e une sustentabilidade, cultura popular e educação ambiental com protagonismo infantil e entrada gratuita — mediante doação de alimentos não perecíveis. Mais que uma comemoração, a festa se propõe a formar “crianças guardiãs do amanhã”, conforme o tema do evento: “Sementes de Esperança na Luta Contra as Mudanças Climáticas”.
Mais uma vez, há uma ampla programação preparada com muito carinho pela Escola Cultural Mosaico para sua festa junina na Ilha do Tibau. Por exemplo, apresentações artísticas, oficinas, rodas de conversa, exposições e teatro. Além disso, haverá também manifestações da cultura popular brasileira, como Bumba Meu Boi, Frevo, Coco Alagoano, samba e capoeira. Sobretudo, valorizando a importância histórica e artística desses ritmos na formação cidadã de nosso povo.
Arte, educação e solidariedade
Outro ponto alto do evento se concentra em uma peça teatral encenada por 18 alunos entre 6 e 10 anos. A festa ainda abordará temas como seca no Nordeste, desertificação e tecnologias ancestrais.
Vale ressaltar que este evento arrecada alimentos para a Associação de Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga (APALAP), assim como para a Associação de Moradores do Tibau. Nesse sentido, em 2024, o evento arrecadou duas toneladas de alimentos. A expectativa agora consiste em superar esse número.
Quitutes e bebidas só pelo Sympla, até 3 de julho
Toda festa junina sempre conta com muita bebida e comida, Todavia, a organização ressalta que toda a alimentação deverá ser adquirida antecipadamente, até o dia 3 de julho, pela plataforma Sympla. Os itens serão retirados no local mediante apresentação de QR Code.
🔗 Acesse o cardápio e compre aqui
Sustentabilidade real
Materiais reaproveitados vão compor cerca de 80% da cenografia, criada pelas próprias crianças. O palco terá uma lona de 120m² assinada pela muralista Chantal Sodré, com mandala representando um umbuzeiro. A exposição “Na floresta bate o coração da Mosaico” apresentará 500 obras produzidas por alunos no ateliê de Gracia Baldez.
Outro diferencial é o cálculo e a compensação de carbono do evento, realizada pela comunidade escolar. A compostagem da horta da escola já transformou duas toneladas de resíduos orgânicos em adubo.
“A compensação de carbono na Mosaico é um processo pedagógico”, explica a fundadora e diretora Elga Baldez, complementando: “As crianças aprendem a fazer os cálculos e se envolvem de verdade, entendendo a importância de cuidar do planeta desde já”.
SERVIÇO
Festa Junina da Escola Cultural Mosaico 2025
Local: Ilha do Tibau – Niterói | Data: 5 de julho (sábado) | Horário: das 16h às 21h | Entrada: Gratuita mediante doação de alimentos não perecíveis | Alimentação: Compra antecipada via Sympla até 03/07 | Link para aquisição: sympla.com.br
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI