O Botafogo vence o Juventude e encerra jejum de gols em 2025 na primeira vitória do clube carioca na temporada. Com gols de Igor Jesus e Mateo Ponte, o time superou a equipe gaúcha por 2 a 0, no Estádio Nilton Santos, na noite de sexta-feira (5).
A atuação foi marcada por falhas defensivas, mas também por melhora significativa no segundo tempo e movimentação ofensiva pelas laterais do campo.
Botafogo quebra sequência de cinco jogos sem marcar
Após cinco partidas sem marcar, o Botafogo voltou a balançar as redes aos 23 minutos do primeiro tempo. A jogada começou com Marlon Freitas e Artur, que cruzou para Igor Jesus abrir o placar. O time teve dificuldades para criar, com erros de passe, falta de posse e lançamentos ineficazes.
Apesar da vantagem, o Glorioso sofreu com falhas na marcação e quase foi punido. O Juventude perdeu chance clara com Gabriel Taliari, que escorregou ao finalizar sozinho. A única outra jogada perigosa dos alvinegros no primeiro tempo surgiu nos acréscimos, quando Savarino isolou após boa trama ofensiva.
Segundo tempo tem melhora com mudanças e gol de lateral
Na volta do intervalo, o Juventude quase empatou logo no início, mas Batalla desperdiçou frente a frente com o goleiro John. O panorama mudou com as substituições feitas por Renato Paiva. Santiago Rodríguez e Mateo Ponte entraram nas vagas de Patrick de Paula e Vitinho, dando novo fôlego à equipe.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
O segundo gol veio aos 16 minutos, em nova jogada pelas pontas. Cuiabano cruzou da esquerda e Mateo Ponte, como elemento surpresa, apareceu dentro da área para marcar. O time passou a jogar com mais liberdade, encontrando espaços especialmente pelo lado direito com Artur.
Ofensiva do Botafogo cresce e sustenta resultado até o fim
O jogo se tornou aberto, com chances para os dois lados. O Juventude quase descontou com bola na trave de Taliari e boa chegada de Garcez, parado por John. O Botafogo respondeu com gol de Igor Jesus, anulado por impedimento de Mateo Ponte.
Já nos minutos finais, o atacante Mastriani fez sua estreia com a camisa do Glorioso. O placar só não foi mais elástico porque Marcão defendeu finalização de Santiago Rodríguez. Com a vitória, o Botafogo vence o Juventude e encerra jejum de gols em 2025, dando sinal de reação no início da temporada.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 0 JUVENTUDE – Segunda Rodada do Campeonato Brasileiro – Série A
Botafogo: John, Vitinho (Mateo Ponte), Jair Cunha, Alexander Barboza e Cuiabano (Alex Telles); Gregore (Newton), Marlon Freitas e Patrick de Paula (Santiago Rodríguez); Artur, Savarino e Igor Jesus (Mastriani). Técnico: Renato Paiva.
Juventude: Marcão, Ewrthon, Abner, Adriano Martins e Alan Ruschel; Giraldo (Nenê), Jadson e Luis Mandaca; Batalla (Giovanny) , Gabriel Taliari (Matheus Babi) e Petterson (Mauricio Garcez). Técnico: Fábio Matias.