Devido a chuva que cai na cidade de Niterói desde a noite de sexta (03), mais uma árvore desabou em Itaipu. Problema antigo e permanente, a queda de árvores na Região Oceânica, já prejudica moradores da Rua Santo Amaro, em frente ao número 104, que estão desde às 5 horas da manhã deste sábado (04), sem energia e com a rua interditada.
De acordo com os moradores vitimados pelo ocorrido desta madrugada a Prefeitura de Niterói foi acionada pelo aplicativo da Colab e a ENEL já tem várias solicitações para resolução do problema, já que a queda derrubou fios de alta tensão, que estão dentre os galhos no chão.
Somente no fim da tarde e início da noite, mais de 12 horas após os contatos de emergência, as equipes da Prefeitura e da ENEL compareceram ao local, cortando a árvore e desobstruindo a via, além de restabelecer a energia.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Não menos perigosa, e também preocupante, é a árvore que se encontra na Rua Professor Altamiro de Castro, em frente ao número 68, no Cafubá, em Piratininga, que retira o sono dos moradores, há anos.
“Foram várias solicitações de modo oficial, e até mesmo extra oficiais, para que algum órgão responsável da Prefeitura se solidarize e pode os gigantes galhos desta árvore, que já ocasionaram a falta de energia no local, já quebrou telhas e mesmo a grade do muro da calçada onde cresceu” desabafa a moradora, que não quis se identificar.
De acordo com outra moradora, a ENEL já esteve no local, há 8 meses, uma única vez, depois de anos de solicitações e acidentes com galhos que caem e podou “galhos baixos sob os fios”, que não apresentavam perigo para a rede elétrica, enquanto os maiores, sobre os fios, continuam imensos.
Ao serem questionados durante a poda, os profissionais da ENEL disseram que os “maiores não seriam cortados porque não estava na programação do dia”.
Vale ressaltar que tratam-se de árvores de épocas anteriores ao presente planejamento de plantio em calçadas da cidade e que necessitam dos cuidados dos órgãos públicos, que multam quem pode ou arranque uma árvore na calçada, de modo particular.