Rio de Janeiro - Capital

Policiamento reforçado no Complexo de Israel após dia de conflito – Vídeos

Policiamento reforçado no Complexo de Israel após dia de conflito – Vídeos | Reprodução/X

A Zona Norte do Rio amanheceu com policiamento reforçado nesta quinta-feira (13), após um novo dia de confrontos no Complexo de Israel. Agentes patrulham as principais entradas das comunidades dominadas pelo traficante Peixão. Segundo a Polícia Militar, não houve novos registros de violência durante a manhã.

A mobilidade urbana também foi normalizada. Linhas de ônibus e trens que haviam alterado seus itinerários por conta dos conflitos retomaram o funcionamento regular.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a Clínica da Família Heitor dos Prazeres e o Centro Municipal de Saúde José Breves dos Santos mantêm o atendimento à população, mas atividades externas, como visitas domiciliares, seguem suspensas.

Conflitos e interdições na região

Na quarta-feira (12), um intenso tiroteio entre policiais e criminosos em Parada de Lucas e Vigário Geral, comunidades do Complexo de Israel, resultou em quatro pessoas baleadas. Durante o confronto, a Avenida Brasil e a Linha Vermelha ficaram interditadas por mais de 30 minutos.

O pânico tomou conta da região. Um helicóptero da Polícia Militar precisou fazer um pouso forçado após ser atingido por disparos em pleno voo. Motoristas abandonaram seus veículos e buscaram abrigo atrás dos carros.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Criminosos incendiaram um ônibus da linha 799 (Pavuna x Terminal Sulacap) na altura de Guadalupe. Outro coletivo da linha 774 (Madureira x Jardim América) foi atingido por tiros em Parada de Lucas. Três ônibus foram usados como barricadas.

Feridos recebem atendimento médico

Duas vítimas do tiroteio foram encaminhadas ao Hospital Getúlio Vargas, na Penha. O estado de saúde de ambos é estável. Dois passageiros de um ônibus atingido por disparos foram levados ao Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.

Flavia Souza da Silva, de 45 anos, sofreu cortes e escoriações leves no cotovelo esquerdo. Já André de Oliveira, de 50 anos, teve uma lesão superficial e recebeu alta após atendimento médico.

Operação policial e disputa territorial

A operação de quarta-feira (12) teve o objetivo de impedir uma tentativa de invasão planejada pelo traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão. O alvo era a comunidade do Quitungo, em Brás de Pina, dominada pelo Comando Vermelho (CV), facção rival do Terceiro Comando Puro (TCP).

Atualmente, o TCP controla Parada de Lucas, Vigário Geral, Pica-Pau, Cidade Alta e Cinco Bocas, que formam o Complexo de Israel. Durante coletiva de imprensa, o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, detalhou o plano dos criminosos. A investigação segue em andamento.

“As nossas inteligências detectaram uma movimentação atípica li em Parada de Lucas, em Vigário Geral, com marginais fortemente armados e possíveis lideranças do TCP. A informação de inteligência dava conta de que haveria uma invasão no Quitungo, justamente onde a Polícia Civil estava operando. Eles são oportunistas, são comunidades próximas, e justamente pelo enfraquecimento momentâneo por conta da operação da Polícia Civil, o plano do TCP era entrar na comunidade que seria um local estratégico para eles e fazer aquele grande complexo ali”, afirmou.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *