Nesta segunda-feira (03), a Prefeitura do Rio reabriu as emergências dos hospitais do Andaraí e Cardoso Fontes. A reabertura é parte de um cronograma de revitalização das unidades, iniciado após a municipalização no final de 2024.
Revitalização das emergências é prioridade para a cidade
A reabertura das emergências é um marco importante na ampliação da assistência hospitalar nas zonas Norte e Oeste da cidade.
Segundo a Prefeitura, a recuperação desses serviços visa atender a uma demanda crescente da população dessas regiões.
As ações para revitalização incluem reformas nas instalações e a contratação de 370 profissionais de saúde.
Ações realizadas na reabertura dos serviços
A Prefeitura informou que, antes da reabertura, foram feitos reparos emergenciais, além da reforma de salas e consultórios. A limpeza das instalações também foi prioridade.
A equipe de saúde contratada inclui médicos e enfermeiros, responsáveis por atender à população imediatamente após a reabertura.
Serviços provisórios enquanto obras continuam
Num primeiro momento, os serviços de emergência funcionarão em espaços provisórios. As obras, que devem ser concluídas até o primeiro semestre de 2026, irão transformar os hospitais em Centros de Emergência Regional (CER).
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Esses centros seguirão os mesmos moldes dos grandes hospitais de urgência e emergência da rede municipal, com ambulatórios e serviços de alta complexidade.
“Hoje reabrimos duas emergências fundamentais para a cidade do Rio. O Hospital do Andaraí é uma unidade com mais de 80 anos e é essencial para essa região da cidade. Com a reabertura, será possível oferecer atendimento com maior qualidade à população. Quando a emergência do Andaraí fechou, o Hospital Souza Aguiar ficou sobrecarregado. Além disso, quando a emergência do Cardoso Fontes foi restrita, o Hospital Lourenço Jorge também teve sobrecarga. Então, mesmo sendo em um espaço temporário, é muito importante que esses dois hospitais voltem a ter emergência para aliviar os atendimentos de outras unidades”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Capacidade de atendimento será ampliada significativamente
Cada uma das emergências terá a capacidade de realizar cerca de 400 atendimentos diários. Com a conclusão das obras, a expectativa é que as unidades possam realizar quase 500 mil procedimentos por ano, atendendo à alta demanda da população.
Aumento da capacidade de leitos nas duas unidades
O Hospital do Andaraí, que atualmente possui cerca de 300 leitos, passará a ter 450. Já o Hospital Cardoso Fontes, com 120 leitos, terá 250. Juntas, as duas unidades terão 700 leitos, ampliando significativamente a oferta de atendimento.
Reformas específicas em cada hospital
O Hospital do Andaraí passará por uma série de reformas, incluindo a modernização dos centros de imagem, além de melhorias em seu parque tecnológico e nas enfermarias.
Já o Hospital Cardoso Fontes terá uma nova ala pediátrica, um centro de imagem moderno e melhorias nos Centros de Tratamento Intensivo (CTI).
Hospital do Andaraí: referência em assistência médica
O Hospital do Andaraí é uma unidade de referência na Grande Tijuca, oferecendo serviços de média e alta complexidade. A unidade realiza atendimentos ambulatoriais, hospitalares e de emergência, além de serviços especializados, como cuidados oncológicos, microcirurgia e suporte a grandes traumas. Também conta com um Centro de Tratamento de Queimados.
Hospital Cardoso Fontes: destaque na Zona Oeste
O Hospital Cardoso Fontes é conhecido pela excelência no atendimento de média e alta complexidade na Zona Oeste. A unidade oferece serviços especializados em fisioterapia oncológica, nefrologia pediátrica, pneumologia e urologia, além de um importante serviço odontológico para pacientes que necessitam de cuidados especiais.