
Foto: Divulgação – Viradouro
Atual campeã do Carnaval Carioca, a Unidos do Viradouro anunciou seu enredo para 2025. A vermelho e branco niteroiense conterá a história de “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”.
A escola conta que “Reis Malunguinho” é uma entidade afro-indígena, que se manifesta como Caboclo, Mestre e Exu/Trunqueiro. Em Pernambuco, na primeira metade do século 19, o quilombo do Catucá era foco de resistência e viu seu último líder, João Batista, o Malunguinho, ser duramente perseguido por seus atos libertários.
►Leia mais notícia sobre o Carnaval aqui
Ao fugir das emboscadas, ocultou-se na mata e aprendeu com os indígenas o segredo da força das ervas. Assim, tornou-se Mensageiro de Três Mundos: Mata, Jurema e Encruzilhada. Malunguinho é o dono da chave mágica para abrir senzala e fechar o corpo dos que a ele rogam proteção. O que ronda a mata para vencer inimigo, trazendo a ciência dos pajés, os caminhos da cura.
Veja, abaixo, o vídeo de divulgação do enredo:
A Unidos do Viradouro confirmou o favoritismo e se sagrou a grande campeã de 2024. Este foi o terceiro campeonato conquistado pela agremiação, que já detinha os troféus de 1997 e 2020.
Este ano, a agremiação passou de forma arrebatadora pela Marquês de Sapucaí, com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon. Desde seu retorno ao Grupo Especial, em 2019, a agremiação conquistou dois títulos, dois vices e um terceiro lugar.
[…] liderada por Paulo César Feital venceu a disputa de samba da Unidos do Viradouro para o enredo “Malunguinho, o Mensageiro de Três Mundos”, que a agremiação de Niterói levará para defender seu quarto campeonato no carnaval carioca em […]