Na noite desta terça-feira (12), uma briga entre um ambulante e policiais causou confusão generalizada no metrô, na estação de Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Conforme relatos de testemunhas, o homem vendia brigadeiros dentro da composição. Entretanto, os policiais estavam determinados a retirá-lo do trem.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Assim sendo, os agentes e o vendedor entraram em luta corporal. Enquanto um dos policiais imobiliza o ambulante, outros passageiros pediam para o homem se acalmar. Na tentativa de apaziguar a situação, diziam que ele sairia do metrô sem problemas. Por fim, o ambulante sofreu um corte superficial no supercílio, ao passo que um dos policiais ficou com o olho ferido.
O MetrôRio respondeu ao Folha do Leste que acionou a Polícia Militar após o ambulante resistir à abordagem dos agentes de segurança. Além disso, a concessionária destacou que não permite o comércio de produtos no sistema do metrô.
O MetrôRio ressalta que realiza rondas permanentes de fiscalização e orientação para coibir o comércio irregular de produtos no sistema. Para cumprimento da lei, os agentes de segurança são orientados a retirar os ambulantes do sistema metroviário de forma pacífica, com o objetivo de manter a ordem e a qualidade do serviço prestado aos clientes. Em caso de desobediência, os agentes podem acionar a Polícia Militar e registrar a ocorrência na delegacia.
A Lei Federal nº 6.149/74, o Decreto nº 2.522/79 e a Resolução nº 1.264/2017, da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, estabelecem que a comercialização de mercadorias é proibida nos trens e estações do MetrôRio.
Veja os vídeos