Secretário de Saúde de Itaperuna (RJ) promete solucionar pagamento dos repasses às instituições filantrópicas até o dia 23. Porém, não esclareceu dívida de R$ 75 milhões com o Hospital São José do Avaí. Comissão de Saúde decidirá pela sua convocação.
Marcelo Poeys, Secretário de Saúde de Itaperuna (RJ), divulgou um vídeo em uma rede social, afirmando que até o próximo dia 23 o pagamento dos repasses às instituições filantrópicas do município estará resolvido. No entanto, o secretário não deu maiores detalhes sobre as dúvidas levantadas pela Câmara em relação à dívida de aproximadamente R$ 75 milhões com o Hospital São José do Avaí. A Comissão de Saúde deverá tomar uma decisão sobre a convocação de Poeys nesta terça-feira.
Durante o vídeo, o secretário destacou que o projeto de lei para os repasses das instituições filantrópicas e dos profissionais da área de saúde já foi elaborado na semana anterior e está no gabinete do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, conhecido como Alfredão. A mensagem deverá ser preparada e enviada à Câmara Municipal, provavelmente na próxima quarta-feira, de acordo com Poeys. Ele estava acompanhado de alguns vereadores e manifestou confiança de que a aprovação não enfrentará problemas.
“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”
Poeys ressaltou que, seguindo o trâmite normal, a mensagem entrará em pauta na quarta-feira e terá votação em duas sessões. No entanto, os vereadores estão buscando antecipar o processo para que o prefeito possa sancionar e encaminhar para a Secretaria de Saúde, garantindo o pagamento dentro do prazo estabelecido pela lei, que é dia 23.
De acordo com o secretário, as instituições filantrópicas que recebem 60% do Sistema Único de Saúde (SUS) terão o valor pago através de folha suplementar.
No entanto, durante a sessão da Câmara, os argumentos apresentados pelo secretário receberam críticas e considerados pouco convincentes. O assunto teve grande discussão durante a sessão desta segunda-feira. Houveram acusações diretas ao prefeito, bem como pressão para que a Comissão de Saúde convoque Poeys para comparecer na Câmara na próxima quarta-feira. Isso cumpriria o aprovado na sessão anterior juntamente com a direção do Hospital São José do Avaí.