Neste sábado, 21 de outubro, a Praça Dr. Vitorino, na Ponta D’Areia, em Niterói, se transformará em um portal para um mundo de brincadeiras. Das 10h às 15h, as crianças da região poderão se divertir com atividades de lazer e lanches em um evento gratuito totalmente gratuito
A festa contará, ainda com distribuição de brinquedos. Para os pais e responsáveis, haverá um espaço para descanso e confraternização.
O evento se trata de uma iniciativa do vereador Adriano Boinha (PDT), que há anos contribui na concepção e execução da festa, que conta, ainda, com o apoio do SESC.
Esse tipo de evento é super importante, não só para as crianças, mas também para os pais e responsáveis que podem curtir o momento com os seus pequenos e ainda confraternizar com familiares e amigos do bairro. Para nós, é maravilhoso ver um espaço público ocupado com essa alegria e clima de festa, afinal, assim promovemos também a integração entre população e cidade”, comenta o vereador Adriano Boinha.
Projetos
Do mesmo modo em que realiza a festa para as crianças, o vereador Adriano Boinha, apresenta projetos de lei voltados para elas. Desde já, destacamos três propostas importantes. Elas visam, primordialmente, garantir a segurança alimentar, o atendimento especializado e o diagnóstico precoce do autismo no município.
Segurança alimentar na educação
O primeiro projeto, que dispõe sobre a garantia da segurança alimentar das crianças e adolescentes estudantes da rede pública de ensino do município de Niterói durante todo ano letivo, prevê a oferta de refeição no horário do almoço aos alunos, com matrícula ativa, durante o período de recesso escolar correspondente aos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho.
Clínicas-escolas para autistas
O segundo projeto, que dispõe sobre a criação e implantação de clínicas – escolas (Edu-Saúde) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Niterói, autoriza o Poder Executivo a criar e implantar clínica-escola (Edu-Saúde) no Município de Niterói, cujo objetivo é oferecer ensino individualizado aos autistas, potencializar a socialização, aprimorar tratamentos, formar e capacitar profissionais qualificados para crianças, adolescentes e adultos autistas.
Diagnóstico precoce
O terceiro projeto, que obriga a aplicação do questionário M-CHAT para realização do rastreamento de sinais precoces do autismo durante atendimentos nos postos médico de família (PMS) e postos de saúde no âmbito municipal, dispõe sobre a utilização e aplicação do questionário M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) para prever o rastreamento de sinais precoces do Autismo nas Unidades de Saúde Pública no âmbito municipal.
O questionário M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) deverá ser aplicado, sobretudo, às crianças entre 18 e 24 meses, com a finalidade de obter um diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Mas não é só diversão!
O Dia das Crianças, comemorado no Brasil em 12 de outubro, também representa um momento para lembrar dos direitos das crianças. Desse modo, a Declaração Universal dos Direitos da Criança foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1959. Assim sendo, o documento estabelece os direitos fundamentais de todas as crianças, independentemente de sua raça, religião, nacionalidade ou condição social.
Esses direitos incluem:
-
Vida, saúde e desenvolvimento
-
Acesso à Educação
-
Lazer
-
Proteção contra a violência e a exploração
-
Participação na vida social e política