O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (27) a expansão da vacinação contra a dengue para 154 novos municípios brasileiros. A medida visa evitar o vencimento de 668 mil doses próximas do vencimento, previsto para 30 de abril.
Até então, 521 municípios haviam sido selecionados para receber as doses e iniciar a imunização na rede pública em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. As novas cidades contempladas estão localizadas nas regiões de saúde Central (ES), Betim (MG), Uberaba (MG), Uberlândia/Araguari (MG), Recife, Apucarana (PR), Grande Florianópolis, Aquífero Guarani (SP), Região Metropolitana de Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo.
► Leia mais notícias sobre Brasil aqui
Para evitar o desperdício de doses, o Ministério da Saúde propôs a redistribuição das doses próximas do vencimento dentro dos próprios estados. Uma nota técnica será publicada para regulamentar essa redistribuição.
Duas unidades federadas não têm municípios para remanejar as doses recebidas: o Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. As doses excedentes nesses locais serão enviadas para o Amapá, considerando a logística, a concentração populacional e a situação epidemiológica do estado.
O Ministério da Saúde recebeu nova remessa de doses contra a dengue, a primeira comprada pelo governo federal. Contudo, ao todo, 930 mil doses serão distribuídas para os 521 municípios inicialmente selecionados e para os 154 agora contemplados com a ampliação.
► Leia mais notícias sobre Brasil aqui
Dessa forma, o objetivo é repor as doses remanejadas, garantir a continuidade da vacinação em locais com doses próximas do vencimento e contemplar novos municípios. Assim, a distribuição seguirá a ordem pactuada com representações de estados e municípios.
Até o momento, 1.235.119 doses da vacina contra a dengue foram enviadas aos estados e municípios. Dessas, 534.631 foram registradas como aplicadas, enquanto 700.488 ainda não foram registradas. Enfim, de todos os 521 municípios que receberam a vacina, 13 não enviaram dados para o governo federal.