CotidianoNiterói

Uma Caixa Mágica no paraíso

Uma Caixa Mágica no paraíso

Leidemar Carias, fundadora da Caixa Mágica – Foto: Reprodução/Instagram

Piratininga é um bairro conhecido por suas belezas naturais. Praias, lagoa e vegetação nativa. Além disso, o bairro, da Região Oceânica de Niterói, sedia um projeto que faz a diferença na vida de dezenas de crianças.

A “Caixa Mágica” tem como objetivo ensinar brincadeiras clássicas e preparar as crianças para a vida adulta. Leidemar Carias, fundadora da iniciativa, conta que são propostas atividades como pique-esconde, pipa, bolinha de gude e jogo da velha. Só não vale usar o celular.

O projeto é voltado a crianças, adolescentes e também idosos, com atividades de leitura, arte, meio ambiente e brincadeiras antigas. Daquelas de quando a gente sentava na calçada aos finais de semana para se reunir”, contou.

Segundo Leidemar, o projeto é focado em valores humanos para que as pessoas tenham consciência sobre a importância da coletividade e da paz. Outro ponto considerado fundamental é ensinar aos jovens que eles precisam estudar e trabalhar.

Uma Caixa Mágica no paraíso

Crianças têm diversas atividades na Caixa Mágica – Foto: Reprodução/Instagram

Entre as iniciativas propostas para preparar a garotada para a vida adulta está o estímulo à pesca artesanal. A atividade é tradicional da região, mas vinha se perdendo com o passar das gerações.

Lutamos muito pela sobrevivência da pesca artesanal aqui no bairro. É uma oportunidade para que os jovens possam trabalhar e dar continuidade à tradição. A gente tenta trazer o que há de melhor, dentro de Piratininga”, prosseguiu.

A maior demanda de doações, atualmente, são roupas e brinquedos. Quem quiser e puder colaborar, basta entrar em contato por meio do Instagram @caixamagicaprojeto ou pelo telefone (21) 9.7877-3203.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

A gente não tem nenhum vínculo político. Nos mantemos através de doações. É uma iniciativa popular, que eu dei o início, mas foi abraçada por todo o bairro”, completou.

Uma Caixa Mágica no paraíso

Crianças de Piratininga se divertem na Caixa Mágica – Foto: Reprodução/Instagram

Inclusão

Além das atividades lúdicas, também há momentos de confraternização. Mensalmente, um grande bolo é feito para cantar parabéns às crianças que fazem aniversário. Além disso, no próximo dia 12, haverá um evento especial de Dia dos Pais.

Todo mês a gente faz o ‘almoção’, com um tema diferente. No sábado passado, fizemos a Festa Julina, com comidas típicas. No dia 12 de agosto, faremos a Feijoada dos Dias dos Pais. Mensalmente também fazemos o ‘bolão’ para as crianças”, orgulhou-se.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Futuro

Leidemar deseja que a “Caixa Mágica” cresça cada vez mais, trazendo oficinas e outras atividades. Para isso, é importante que haja mais colaboradores e recursos.

A gente pensa em trazer oficinas de artesanado, conserto de barco, empreendedorismo social. Algo que faça os jovens trabalharem para si. Mas para isso precisamos que as pessoas abracem o projeto”, completou.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cotidiano