Leste FluminenseNiterói

UFF conscientiza sobre autismo através de e-book

UFF conscientiza sobre autismo através de e-book

Foto: Divulgação – Professora Diana Negrão

Nesta terça-feira (2), é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Recentemente, a Universidade Federal Fluminense (UFF) sediou O 5º Simpósio Sobre Autismo da UFF (SAUFF), com a temática de suporte escolar e social para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento promoveu discussões interativas entre especialistas de diversas áreas, resultando na produção de um e-book abrangente.

Nesse contexto, a professora Diana Negrão, da UFF e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo da UFF (NEPA/UFF), destaca que um dos maiores obstáculos enfrentados é a falta de conhecimento detalhado sobre o autismo.

► Leia mais notícias sobre Niterói aqui

Segundo ela, esse déficit se reflete nas práticas cotidianas de profissionais que muitas vezes se veem despreparados para lidar com as necessidades específicas dos alunos autistas.

“É enfática a importância de promover e disseminar o conhecimento científico dentro da educação, visando garantir um suporte sustentável aos autistas em todas as etapas educacionais. É crucial investir significativamente na formação continuada de todos os profissionais envolvidos no sistema de ensino”, ressalta a professora.

De acordo com a professora, que também é coordenadora do evento, o simpósio adotou uma abordagem inovadora, afastando-se das tradicionais palestras e promovendo discussões sobre os desafios enfrentados em diferentes níveis educacionais.

“Dividimos o simpósio por diferentes níveis educacionais, desde a Educação Infantil até o mercado de trabalho, cada um com sua própria mesa de discussão multiprofissional. Implementamos um sistema de relatoria, no qual os alunos de pós-graduação registravam os pontos discutidos e as áreas que precisavam de mais atenção em termos de formação profissional. Foi a partir dessas discussões que surgiu o e-book, resultado do processo de relatoria dos alunos sobre as contribuições dos especialistas”, conta Diana.

Conteúdo

O documento compila uma série de informações e orientações essenciais para o apoio escolar e social destinado ao público com TEA ao longo das diferentes fases educacionais. O e-book traz reflexões desde a Educação Infantil (0 a 5 anos) até o mercado de trabalho, passando pelo Ensino Fundamental I (6 a 10 anos), Ensino Fundamental II (11 a 14 anos), Ensino Médio (15 a 17 anos) e Ensino Superior (acima de 18 anos).

“Essa abrangência multidimensional permite uma compreensão mais holística das necessidades e desafios enfrentados pelos autistas em diferentes estágios de suas vidas, oferecendo orientações práticas e embasadas cientificamente para educadores, profissionais de apoio e gestores escolares”, destaca a docente.

Um dos instrumentos essenciais para atender às necessidades específicas dos alunos autistas, por exemplo, é o Plano Educacional Individualizado (PEI).

Diana destaca que o PEI adapta o ensino às dificuldades e habilidades dos alunos autistas, sendo fundamental sua implementação desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

► Leia mais notícias sobre Niterói aqui

Além disso, identificar profissões futuras pode ser fundamental para promover a independência dos autistas.

“Muitos autistas têm habilidades que se destacam em áreas como tecnologia e artes. Reconhecer e apoiar essas competências pode ser um passo importante para sua integração no mercado de trabalho e na sociedade em geral”, afirma a professora.

O Simpósio foi uma prévia dos debates que serão aprofundados no 3º Congresso Internacional sobre Transtornos do Espectro Autista, que também ocorrerá na UFF.

“Nesse momento estamos em processo de organização. O congresso contará com palestrantes de renome internacional, abordando questões fundamentais para o avanço no suporte ao TEA”, conclui a professora.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *