A confusão teve início na quinta-feira (15), quando estudantes bloquearam as entradas do campus do Maracanã com bancos, cadeiras e mesas. Assim, a tentativa de retirada dos obstáculos por seguranças gerou um confronto, registrado em vídeos que circularam nas redes sociais.
+ LEIA TAMBÉM: ►CNU: Rio amplia frota de transporte público; confira o quadro
Sendo assim, os estudantes estão insatisfeitos com as novas regras para obtenção de bolsas e auxílios estudantis, estabelecidas pelo Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda 038/2024). Entre as principais mudanças, estão:
- Substituição do auxílio alimentação: A refeição gratuita no bandejão passou a ser oferecida para os cotistas, substituindo o auxílio alimentação.
- Redução do auxílio material didático: O valor do auxílio foi reduzido pela metade e a frequência de pagamento foi alterada.
- Restrições ao auxílio-creche: O benefício foi limitado a um número menor de estudantes e a renda familiar para ter acesso foi reduzida.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Os manifestantes argumentam que essas mudanças prejudicam milhares de alunos, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Além disso, denunciam atrasos nos pagamentos dos benefícios.
Por fim, apesar da reabertura do campus, a mobilização dos estudantes continua. Assim, uma nova manifestação está marcada para esta sexta-feira (16), em frente ao portão 5 da UERJ.