O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) anunciou na segunda-feira (25/11) que o desembargador Ricardo Couto de Castro será o próximo presidente da instituição. Ele recebeu 116 votos durante a sessão do Tribunal Pleno, superando o candidato Luiz Zveiter, que obteve 65 votos. Três votos brancos ou nulos também foram registrados.
Ricardo Couto assumirá o cargo em 7 de fevereiro de 2025, sucedendo o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, atual presidente do TJRJ, cujo mandato começou em fevereiro de 2023.
+ LEIA TAMBÉM: ► Polícia Militar frustra roubos de carga na Avenida Pastor Martin Luther King Jr.
+ LEIA TAMBÉM: ► Com chapa única Eduardo Carlos é reeleito presidente da subseção OAB Maricá
Discurso de agradecimento
Após o anúncio da vitória, Ricardo Couto destacou a importância da confiança depositada pelos colegas e reforçou seu compromisso com uma gestão participativa.
Agradeço a confiança depositada pelo Pleno na minha pessoa, me comprometo a fazer uma grande gestão, ouvindo a todos. Parabenizo o meu querido colega, Luiz Zveiter, nosso decano. (…) Essa votação, ao meu ver, não diz respeito às pessoas”, afirmou o desembargador.
Ele também elogiou o desempenho de Luiz Zveiter, reconhecendo a administração do colega como exemplar e digna de destaque.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Compromisso com inovação e celeridade
O desembargador Ricardo Couto afirmou que sua gestão terá como foco a modernização tecnológica do Judiciário, visando maior acessibilidade e eficiência.
Espero tornar o Judiciário mais aberto ainda, mais democrático. (…) Vamos colocar o Tribunal do Rio de Janeiro como melhor Tribunal do país, se é que já não é”, afirmou.
Além disso, ele ressaltou a importância de uma Justiça célere.
Estamos em uma fase de transição, em que temos que colocar a tecnologia de maneira adequada”, explicou.
Fatores da eleição
Ricardo Couto acredita que sua vitória foi influenciada por sua atuação em gestões anteriores e pelo posicionamento institucional do TJRJ contra reeleições.
Tive uma votação expressiva na medida em que já venho junto às administrações anteriores há um bom tempo”, observou.
Ele reforçou a importância de manter o foco em uma administração eficiente e democrática, sempre considerando o interesse público.
Experiência e formação
Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Couto é pós-graduado pela Universidade de Coimbra. Ele integra o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 2008 e atualmente preside a 4ª Câmara de Direito Público.