Leste Fluminense

Três dias após tempestade, Enel alerta para fios partidos

Três dias após tempestade, Enel alerta para fios partidos

Enel alertou para a possibilidade de haver cabos partidos – Foto: Vítor d’Avila/Folha do Leste

Passados três dias da tempestade que castigou a região Leste Fluminense, no último sábado (18), e deixou milhares de pessoas sem luz, a concessionária Enel alertou para o perigo de eventuais fios de energia partidos pelas vias públicas. Em outubro deste ano, um morador do Morro do Preventório, em Niterói, morreu eletroctado por um equipamento do tipo.

A empresa enviou o alerta na noite da última terça-feira (21). Consumidores devem ficar estejam atentos à possibilidade de haver cabos energizados, que se partiram dos postes, soltos pelas ruas. A empresa ainda disponibilizou um canal  para que a população informe a localização de eventuais fios partidos.

Após a tempestade que derrubou árvores e danificou gravemente a rede elétrica, orientamos que tenha atenção com fios partidos ou no chão das ruas. Caso encontre alguma situação de risco, mantenha a distância e comunique pelo 0800 28 00 120. Continuamos no trabalho incansável para restabelecer a energia de todos os nossos clientes”, disse a concessionária.

Cabo partido causou morte em Niterói

No dia 8 de outubro, Edivan Reis, de 34 anos, morador do Morro do Preventório, morreu eletrocutado por um fio de energia solto. Segundo testemunhas, um cabo de alta tensão caiu na calçada da Travessa Cândida, após uma queda de árvore durante a tempestade que atingiu Niterói no dia anterior à morte de Edivan.

Um representante da associação de moradores alega ter feito contato com a Enel às 19h. E que a companhia havia prometido solucionar a situação até 22h, o que não ocorreu.

Na manhã do dia seguinte, o morador caminhava pelo local quando acidentalmente encostou no cabo de energia solto. Equipes do Quartel de Charitas dos Bombeiros se deslocaram para o local após pedido de socorro. Porém, já encontraram a vítima sem vida.

Lei busca prevenir situação

Menos de um mês após a tragédia, o Estado do Rio de Janeiro passa a contar com uma lei cujo objetivo é evitar que novos casos do tipo aconteçam.

É o que determina a Lei 10.154/23, de autoria dos deputados estaduais Júlio Rocha (AGIR), Carlos Minc (PSB), Felipinho Ravis (SDD) e Índia Armelau (PL), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL).

As concessionárias e permissionárias de serviço público, bem como qualquer empresa privada que utilize fios em postes de sustentação, serão obrigadas a realizar o alinhamento dos cabos que estão em uso ou a retirada daqueles que se encontram inutilizados em um prazo de 180 dias”, diz parte da Lei.

A medida, na prática, diminui o prazo para a adequação dos postes, que era de dois anos, segundo a Lei 8.588/19. A norma em vigor já obrigava o alinhamento ou retirada dos fios.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *