Leste FluminenseNiterói

Trecho do Parque Orla de Piratininga é inaugurado

Foi inaugurado, neste sábado (17), o primeiro trecho das obras do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis. O trecho em questão se estende do Recanto Carlos Boechat (Recanto da Rua Estrela) até o sistema de jardins filtrantes do Cafubá.

O projeto, atualmente o maior em desenvolvimento no país a utilizar técnicas de Soluções baseadas na Natureza (SbN), já apresenta resultados mesmo antes de estar completamente finalizado.

Para o prefeito de Niterói, Axel Grael, a inauguração representa uma conquista para a cidade e a realização de um ideal.

Eu sempre tive como uma de minhas principais bandeiras a proteção desse sistema lagunar. Comecei diendo que aqui tem o que eu sempre imaginei. Como parque, eu sempre acreditei, que parques precisam ser integrados à cidade, integrados à vida das pessoas, ajudando a economia, ajudando a gerar empregos, ajudando a resolver problemas, das cidades e da população”, disse Grael.

Segundo a prefeitura, as obras encontram-se na fase final e prosseguem de forma acelerada. Os jardins filtrantes possuem a função de limpar as impurezas das águas pluviais e das bacias hidrográficas que se despejam na Lagoa de Piratininga. Isso sem a necessidade de uso de produtos químicos ou consumo de energia.

Elogios e reclamações

A inauguração contou com elogios da população na rede social oficial da prefeitura de Niterói no Instagram. ” Que legal… será que agora chegam as bicicletas do Itaú pra população passear na orla??”, indagou Sandro Sousa

Já Flávio Cury Barbosa elogiou a gestão Axel. “Parabéns prefeito!!! Sempre pensando no futuro, como deixaremos nossa cidade para filhos e netos!!!
A sociedade ganha um equipamento natural é sustentável!!!”. Outro elogio foi de Luiz Rebelo. “Parabéns ao prefeito e a todos envolvidos nesse lindo empreendimento. Nós merecemos uma linda Niterói”, disse.

Mas também não faltaram críticas e cobranças. “Tá de sacanagem, minha rua jorra esgoto, e no entorno todas asfaltadas, mando endereço, Rua Dr Cícero Barreto, Cep 34342170, pretíssimo do horto, minha rua é podre, e lembrando que qualquer chegar chuva mais forte, vira”, disse Claudia Chiarello.

Suianne Paternot fez cobranças sobre políticas públicas de saúde. “Não tem cardiologista, angiologista, ginecologista, psiquiatra…. Tem uma enfermeira atendendo como ginecologista no Sérgio Arouca. Queria ver se fosse alguém da família do Grael ou do Rodrigo se não arrumavam médico rapidinho”, argumentou.

 

Prêmio

O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis recebeu na sexta-feira (16) um importante reconhecimento. Trata-se do prêmio de melhor projeto ambiental do país na premiação “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030”. Este prêmio somente se concede a projetos que demonstram um compromisso exemplar com a sustentabilidade e o meio ambiente. E que mostram notáveis contribuições para a promoção de um mundo mais sustentável.

 

Imagem: Reprodução/Instagram Prefeitura de Niterói

 

 

 

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *