Um novo caso de racismo marcou o futebol sul-americano. Durante a goleada da Argentina sobre o Brasil por 4 a 1, nesta terça-feira (25), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, um torcedor argentino foi flagrado imitando um macaco na direção da torcida brasileira.
O episódio foi registrado em vídeo e divulgado pelo jornalista Tomer Savoia nas redes sociais.
Racismo no futebol sul-americano
Este incidente ocorre pouco mais de uma semana após o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, fazer uma declaração polêmica, comparando a ausência dos clubes brasileiros na Libertadores a “Tarzan sem Chita”.
No mesmo dia, Domínguez reconheceu que as medidas adotadas pela confederação sul-americana para combater o racismo têm sido insuficientes. Ele também afirmou que buscará novas formas de punir tais atos em futuros confrontos.
Goleada histórica da Argentina e pressão sobre o Brasil
O resultado da partida, que marcou a pior derrota do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, também foi histórico para a Argentina.
A última vez que os argentinos venceram os brasileiros por 4 a 1 foi em 1959, no Sul-Americano.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
Além disso, a derrota por três gols de diferença não acontecia contra a Argentina desde 1964, quando o Brasil perdeu por 3 a 0 na Taça das Nações.
Aumento da pressão sobre Dorival Júnior
Com a derrota, a pressão sobre o técnico Dorival Júnior aumentou consideravelmente. O treinador está com seu cargo ameaçado, e a tendência é que não permaneça até a Copa do Mundo de 2026.
No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não pretende realizar uma mudança no comando da seleção antes do Mundial de Clubes de 2025.
Mudança na classificação
Após a goleada, a seleção brasileira caiu para a quarta posição nas Eliminatórias, com 21 pontos, enquanto a Argentina, já classificada para o Mundial, se isolou na liderança com 31 pontos.
Os próximos desafios do Brasil nas Eliminatórias ocorrerão em junho, quando enfrentará o Equador no dia 4 e o Paraguai no dia 9.