Um tiroteio na comunidade da Muzema, Zona Oeste do Rio de Janeiro, terminou com a morte de um suspeito e a prisão de outros cinco na manhã desta quarta-feira (30). Na operação, a Polícia Militar apreendeu seis fuzis, duas pistolas, carregadores e munições. A área tem enfrentado uma escalada de violência devido à disputa territorial entre grupos criminosos.
+ LEIA TAMBÉM: ►Câmara dos Deputados aprova proibição de celulares nas escolas
De acordo com a PM, o confronto começou quando equipes do Comando de Operações Especiais (COE) patrulhavam uma área de mata e foram recebidas a tiros. O suspeito ferido chegou a ser levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, mas não resistiu aos ferimentos. A operação continua em andamento, com reforço no policiamento na região.
A Muzema tem sido palco de intensos confrontos entre milicianos e traficantes do Comando Vermelho (CV). A disputa por controle do território tem afetado o transporte público e a rotina de moradores. Segundo testemunhas, os confrontos entre os dois grupos criminosos se intensificaram na última semana.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
No dia 23, criminosos sequestraram ao menos três ônibus na comunidade e usaram os veículos para bloquear a Estrada do Itanhangá. Dois dias antes, em 21 de outubro, mais de 190 ônibus deixaram de circular na região pela manhã, após tiroteios. Todas as linhas foram desviadas, mas o serviço foi normalizado por volta das 8h20.
Em uma operação no dia 16, nove coletivos foram sequestrados entre as comunidades da Tijuquinha e Muzema. Durante a ação da PM, um policial foi baleado. No dia seguinte, outros dois veículos também foram tomados por criminosos.
+ LEIA TAMBÉM: ►Niterói acelera obras e serviços com investimento de R$ 1 bilhão até dezembro
A escalada da violência atraiu a atenção das autoridades, que estão investigando as ações dos grupos envolvidos. Recentemente, um vídeo circulou nas redes sociais, mostrando cerca de 25 homens armados com fuzis na comunidade. A Polícia Militar informou que o material está sendo analisado pelo setor de inteligência para identificar os suspeitos e evitar novos confrontos.