Acontece AgoraCarnavalCarnaval 2025

Tijuca abusa de criatividade em desfile com samba de Anitta sobre orixá Logun Edé

 

Unidos da Tijuca Carnaval 2025 - Riotur - Marco Terranova 7

Abre-Alas da Unidos da Tijuca em desfile sobre orixá Logun Edé no Carnaval 2025 | Riotur /Marco Terranova 

A Unidos da Tijuca abriu o segundo dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval carioca com um espetáculo de cores, ritmo e emoção. O enredo “Logun Edé: o santo menino que velho respeita” levou para a Sapucaí a história do orixá menino, guerreiro e príncipe, em uma narrativa épica que misturou tradição e modernidade. Com um desfile repleto de criatividade, a escola do Borel mostrou por que é uma das mais queridas do Rio.

 

Unidos da Tijuca Carnaval 2025 - Riotur - Alex Ferro 15

Unidos da Tijuca | Riotur/Alex Ferro

Sob o comando do carnavalesco Edson Pereira, a Tijuca apresentou um desfile que mergulhou na cultura iorubá. Logun Edé, filho de Oxum e Erinlé, foi retratado como um jovem guerreiro, respeitado por sua sabedoria e bravura. Diferente do estereótipo do “pequeno príncipe”, o enredo destacou a força e a importância do orixá na mitologia africana.

Unidos da Tijuca Carnaval 2025 - Riotur - Alex Ferro 16

Alegoria destaca o azul-pavão da Unidos da Tijuca |  Riotur/Alex Ferro 

As alegorias, repletas de cores vibrantes, trouxeram o amarelo-ouro e o azul-pavão, cores da escola, em um conjunto que encantou o público. As fantasias, embora menos luxuosas, surpreenderam pela leveza e originalidade. Sobretudo, pelo uso de materiais simples que renderam um visual impactante.

Atriz Juliana Alves desfila à frente  da Unidos da Tijuca | Riotur/Tata Barreto

Atriz Juliana Alves desfila à frente da Unidos da Tijuca | Riotur/Tata Barreto

Bateria Pura Cadência: ritmo e respeito

A bateria da Tijuca, comandada pelo mestre Casagrande, teve desempenho conservador por 40 minutos, apenas sustentando o samba com muita competência e ritmo, mantendo o mesmo compasso do início ao fim.

Unidos da Tijuca Carnaval 2025 - Riotur - Alex Ferro 14

Bateria Pura Cadência da Unidos da Tijuca |  Riotur/Alex Ferro

A “Pura Cadência”, fez convenções e paradinhas somente após a saída da bateria do primeiro recuo.  Assim mesmo, apenas em frente às cabines de julgamento. Num gesto de solidariedade à rainha Lexa, ausente no desfile após a perda da filha que nasceu prematura, a agremiação conservou o posto da realeza sem nenhuma substituta.

Unidos da Tijuca Carnaval 2025 - Riotur - Alex Ferro 14

Ito Melodia puxando o samba da Unidos da Tijuca |  Riotur/Alex Ferro

O samba-enredo, composto por Anitta  – que não compareceu ao desfile – e seus parceiros, fez o desfile da escola fluir com alegria. Com uma melodia envolvente e letra didática, contou a história de Logun Edé com riqueza de detalhes. O puxador Ito Melodia conduziu a comunidade tijucana com maestria, garantindo uma harmonia impecável.

Samba no pé

Com cerca de 2.350 componentes, a Tijuca apresentou um desfile compacto e sincronizado. Os componentes desfilaram com alegria e empolgação, mostrando sua garra.

Unidos da Tijuca Carnaval 2025 - Riotur - Marco Terranova 12

Baianas da Unidos da Tijuca evoluem na Marquês de Sapucaí | Riotur/Marco Terranova

Em suma, o desfile da Unidos da Tijuca celebrou a cultura afro-brasileira. O enredo mergulhou nas raízes da escola, assim como mostrou a importância de Logun Edé como um símbolo de resistência e renovação.

Unidos da Tijuca Carnaval 2025 - Riotur - Alex Ferro 8

Encontro entre Logun Edé e Oxalá na Comissão de Frente da Unidos da Tijuca, o “orixá menino que velho respeita” | Riotur/Alex Ferro

A juventude do Borel se viu refletida na história do orixá, que, mesmo jovem, conquistou o respeito dos mais velhos. Primordialmente, na última alegoria, que trouxe a atmosfera dos bailes funk para Marquês de Sapucaí.

Unidos da Tijuca Carnaval 2025 - Riotur - Alex Ferro 9

Funk da comunidade do Borel desfila na Passarela do Samba | Riotur/Alex Ferro

Com o axé de Logun Edé, a Unidos da Tijuca deixou a Sapucaí com a certeza de um desfile memorável, que a reposicionou do Grupo Especial no pelotão de cima da tabela. Por fim, não é demais sonhar em repetir o desfile no próximo sábado. Afinal, uma apresentação tão vibrante e envolvente permite à agremiação pensar em pódio.

Unidos da Tijuca Carnaval 2025 - Riotur - Tata Barreto 4

Lucinha Nobre defende pavilhão da Tijuca | Riotur/Tata Barreto

 

 

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.