CotidianoNiterói

Testes do pedágio automático na Ponte podem durar anos

A Ponte Rio-Niterói ainda não tem previsão para iniciar os testes do pedágio automático, chamado de sistema “free-flow”. Inicialmente, a novidade teria início nesta segunda quinzena de junho.

No entanto, o experimento não será de curto ou médio prazo. Poderá levar anos para se chegar a um resultado, segundo afirma a concessionária Ecoponte, que administra a rodovia.

Dessa forma, não existe prazo para que a novidade seja implantada para o público geral. Não ocorrerão, por ora, mudanças para os motoristas que trafegam pela via.

Caso haja a implantação do pedágio automático nesta configuração, a cobrança se realiza por meio da leitura da placa, que possui um tag instalado.

O projeto está aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ele tem como objetivo verificar a eficiência operacional do meio de pagamento na realidade da Ponte Rio-Niterói.

Mesmo que se comprove a eficácia do novo meio de pagamento,  não existe previsão de eliminar a praça de pedágio da Ponte Rio-Niterói. Durante o período de testes, nada vai mudar para o usuário.

O Instituto de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Lastran, é o responsável pela análise e coleta de dados e os estudos ocorrerão pelo menos até 2024.

A implantação do sistema está em fase de desenvolvimento. E o mencionado  período de testes não teve a data de início revelada, como também sequer aconteceu a divulgação  de que ele esteja ou não sendo executado. As únicas certezas: a expectativa dos motoristas e a de que a tal fase de testes ocorrerá de maneira interna, portanto, sem acesso para o público geral.

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cotidiano