Rio de Janeiro - Capital

Terminal Mato Alto do BRT Transoeste é inaugurado no Rio

Terminal Mato Alto do BRT Transoeste é inaugurado no Rio

Terminal Mato Alto do BRT Transoeste é inaugurado no Rio | Divulgação/Beth Santos/Prefeitura do Rio

Cinco meses após o início da operação da Nova Transoeste, enfim a Prefeitura do Rio inaugurou neste domingo (19) o Terminal Mato Alto, em Guaratiba. O novo terminal, 15 vezes maior que a antiga estação, oferece mais conforto, segurança e praticidade aos passageiros que utilizam o BRT. Principalmente, para quem se desloca entre a Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz.

A antiga estação Mato Alto, com apenas 490 metros quadrados, foi demolida para dar lugar ao novo terminal, ao passo que a nova área possui 7.390 metros quadrados.

+ LEIA TAMBÉM: Leader fecha mais uma loja, em Niterói

O local conta com área de alimentação, banheiros, lojas e posto policial, bem como com um sistema de informação ao passageiro.  Sobretudo, com painéis eletrônicos que indicam os horários das linhas e o tempo de espera.

O Terminal Mato Alto se integra com dois terminais alimentadores de ônibus comuns e vans (Norte e Sul). A ciclovia, com 2.750 metros de extensão, liga o terminal à Avenida das Américas, facilitando o acesso dos ciclistas ao local. Ainda mais que o novo terminal oferece a comodidade de um bicicletário.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Sete linhas de BRT farão parada no novo terminal, incluindo as linhas 10, 11, 12, 13, 19, 20 e 25. As linhas 13 e 25 terão intervalos reduzidos durante os horários de pico, garantindo mais agilidade para os passageiros.

A transformação de estações em terminais no corredor Transoeste resulta de R$ 180 milhões em investimentos. Segundo a Prefeitura do Rio, tem como objetivo oferecer um sistema de transporte público mais moderno, eficiente e confortável para a população carioca.

“É a dignidade voltando para a população que sofreu tanto com o abandono desse sistema de transporte durante anos”, afirmou o prefeito Eduardo Paes durante a cerimônia de inauguração. “É muito bom ver hoje o trabalhador de Guaratiba, Sepetiba, Santa Cruz, Campo Grande chegar num terminal confortável, digno, com cobertura para dias de sol e chuva. Poder entrar num ônibus confortável, digno, novo, com o ar condicionado funcionando”, completou o prefeito.

+ LEIA TAMBÉM: Rio de Janeiro terá parque na zona portuária com praças flutuantes

As obras dos terminais alimentadores Sul e Pingo D’Água estão em andamento e devem ser concluídas até o final do ano. Além disso, a Prefeitura está construindo um novo corredor de BRT que ligará Guaratiba à Barra da Tijuca pela Linha Vermelha, oferecendo mais uma opção de transporte rápido e eficiente para os moradores da região.

Linhas de ônibus nos terminais alimentadores

Linhas que fazem ponto final nos terminais alimentadores:

872 (Praia de Sepetiba – Terminal Mato Alto)
885 (Terminal Mato Alto – Santa Cruz)
853 (Vila Kennedy – Terminal Mato Alto)
SV853 (Vila Kennedy – Terminal Mato Alto)
883 (Bangu – Terminal Mato Alto).

Linhas que passam pelos terminais alimentadores:

852 (Terminal Campo Grande – Pedra de Guaratiba)
SP852 (Terminal Campo Grande – Piraquê)
866 (Terminal Campo Grande – Pedra de Guaratiba)
857 (Terminal Campo Grande – Terminal Pingo d´Água)
867 (Barra de Guaratiba – Terminal Campo Grande).

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *