A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá início à 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza nesta quarta-feira (27). A campanha deste ano foi antecipada em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
► Teresópolis sofre 31 deslizamentos de terra em 24h
A campanha é destinada a um público amplo, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, indígenas de 6 meses a menores de 9 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, idosos, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, população carcerária e adolescentes sob medidas socioeducativas.
► Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui
Sendo assim, a vacinação será realizada em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Contudo, em Fonte Santa, Meudon e Rosário, o atendimento será das 8h às 19h, durante a semana; e das 8h às 13h, aos sábados.
► Prefeitura de Caxias limpa rios e canais após as chuvas
Contudo, para se vacinar, é preciso levar o CPF e um documento que comprove o enquadramento no público-alvo.
Dessa forma, a vacina contra a gripe é trivalente, protegendo contra os três principais vírus em circulação no Brasil. A imunização é importante para prevenir casos graves da doença, internações e óbitos.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, destaca a importância da antecipação da campanha.
“Desde o ano passado, estamos observando uma antecipação da circulação de vírus respiratórios. Então, este ano vamos antecipar a campanha para proteger a população antes do inverno”, explica.
Enfim, a meta da campanha é imunizar, no mínimo, 90% do público-alvo em Teresópolis. Assim, a estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam vacinadas em todo o país.