
Temporal causa estragos em 35 cidades no Rio Grande do Sul | Divulgação/Rádio Sobradinho
Um temporal atingiu parte do Rio Grande do Sul neste domingo (1º), causando estragos em ao menos 35 cidades gaúchas. Segundo a Defesa Civil estadual, a chuva intensa foi causada pelo avanço de uma frente fria, aliada a um sistema de baixa pressão, e, em algumas regiões, foi acompanhada por ventos intensos, descargas elétricas e queda de granizo.
Em Arroio do Tigre, na Região dos Vales, o vento derrubou um pavilhão, construído com estrutura metálica, no Parque Municipal Atílio Pasa. Segundo a secretaria municipal de Saúde, mais de 50 pessoas que estavam no local, participando de um evento cultural e gastronômico aberto ao público na última sexta-feira (29), precisaram receber atendimento médico. Duas pacientes precisaram ser encaminhadas para hospitais de canoas e de Cachoeira do Sul a fim de receber cuidados especializados.
+ LEIA TAMBÉM: ►Van capota e interdita faixa na Avenida Brasil – Vídeo
+ LEIA TAMBÉM: ►Votação para PEC da Educação Inclusiva acontecerá no Plenário Nacional
O mau tempo também causou a interrupção do fornecimento de energia elétrica para cerca de 529 mil imóveis residenciais, comerciais e públicos em quase todo o estado. Os danos foram causados principalmente pelos ventos fortes que derrubaram galhos de árvores e arremessaram objetos sobre a fiação e outros equipamentos da rede elétrica.
Na área de concessão da RGE, 279 mil clientes estavam sem energia elétrica por volta das 2 horas de hoje. Técnicos da empresa vararam a noite tentando resolver os problemas mas, segundo a empresa, às 8 horas, ainda havia cerca de 126,8 mil pontos desabastecidos. Já nas regiões atendidas pela CEEE Equatorial, foram afetados em torno de 250 mil clientes.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Em Carazinho, no noroeste riograndense, 50 residências foram destelhadas. Em São José do Herval, no nordeste do estado, a queda de árvores bloqueou a BR-386, na altura do quilômetro 287, no início desta manhã. Em Camaquã, a chuva destruiu parte da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Beckel, localizada na zona rural.
Um vídeo que circula na internet desde as primeiras horas da manhã exibe o prédio parcialmente destelhado, salas com bastante água e equipamentos, mobiliário e documentos avariados. O vento forte também derrubou árvores que atingiram a escola. A reportagem não conseguiu contato nem com a prefeitura, nem com a secretaria municipal de Educação.
De acordo com a Defesa Civil estadual, os 35 municípios que comunicaram ter registrado algum dano.
Confira a lista:
1. Aceguá;
2. Arambaré;
3. Antônio Prado;
4. Arroio do Tigre;
5. Arroio dos Rato;
6. Cachoeirinha;
7. Candiota;
8. Canguçu;
9. Canoas;
10. Colinas;
11. Carazinho;
12. Dom Pedrito;
13. Eldorado do Sul;
14. Encruzilhada do Sul;
15. Gramado;
16. Imbé;
17. Itaqui;
18. Lajeado;
19. Minas do Leão;
20. Montenegro;
21. Nova Esperança do Sul;
22. Panambi;
23. Pelotas;
24. Pinheiro Machado;
25. Piratini;
26. Porto Alegre;
27. Santa Cruz do Sul;
28. Santana do Livramento;
29. Santo Antônio do Palma;
30. São José do Herval;
31. São Miguel das Missões;
32. Tapejara;
33. Taquara;
34. Teutônia;
35. Vacaria.
Fonte: Agência Brasil