Devido à previsão de fortes chuvas no estado do Rio de Janeiro neste fim de semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu um alerta sobre os estoques de vacinas, em caso de enchentes e quedas de energia. A SES recomenda que as secretarias municipais de saúde fiquem atentas à preservação dos imunizantes.
A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, ressaltou a importância do monitoramento das cadeias de frio. O armazenamento e transporte das vacinas devem seguir as normas do Ministério da Saúde, garantindo sua conservação em segurança.
O documento emitido pela SES faz cinco recomendações para as prefeituras e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde. É necessário o monitoramento integral da cadeia de frio, o funcionamento adequado dos equipamentos de refrigeração e dos geradores de energia.
“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”
A remoção dos imunobiológicos para locais seguros, a notificação imediata de qualquer suspeita de desvio de qualidade dos imunobiológicos e a educação continuada dos profissionais envolvidos na cadeia de frio.
Além disso, a SES também recomenda que pessoas expostas a enchentes e a acidentes com materiais cortantes busquem atendimento em postos de saúde para receberem vacinação contra o tétano e hepatites, adequada à situação de cada caso.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) prevê instabilidade nas condições climáticas, devido à passagem de uma frente fria no fim de semana. Há probabilidade de enchentes, elevação do nível dos rios e grande acumulação de chuva em várias regiões do estado.