
Talíria Petrone apoia PEC de Erika Hilton contra escala 6×1, defendendo direitos trabalhistas e propondo jornada semanal de quatro dias.| Divulgação Psol
A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) assinou a PEC contra a escala 6×1, proposta que visa alterar a jornada de trabalho no Brasil. Protocolada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) em 1º de maio de 2024, a PEC foi solicitada por Rick Azevedo, líder do movimento Vida Além do Trabalho (VAT). A proposta recebeu mais de 190 assinaturas até o dia 13 de novembro, superando as 171 necessárias para tramitar no Congresso.
+ LEIA TAMBÉM: ►Congresso inicia tramitação da PEC contra escala 6×1
Talíria Petrone reforçou a importância do direito ao descanso como parte da garantia de bem-estar dos trabalhadores.
“Dos muitos direitos negados às trabalhadoras e trabalhadores, o descanso é um deles. É absurda a ideia de que a pessoa deva viver em função do trabalho e ter apenas um dia de folga”, afirmou a deputada em suas redes sociais, demonstrando apoio à tramitação da PEC.
O Movimento Vida Além do Trabalho, liderado por Rick Azevedo, vem ganhando visibilidade ao defender uma carga horária mais equilibrada para os trabalhadores. Essa pauta tem sido endossada principalmente por parlamentares de esquerda, que ressaltam a necessidade de revisão das atuais leis trabalhistas para que a jornada se adeque ao direito ao descanso sem reduzir a remuneração dos trabalhadores.
A maioria dos deputados que votaram a favor da PEC pertencem aos partidos do PSOL e PT, e também é visível que a maioria apoiadora é dos partidos de esquerda ou com posicionamento próximo ao da esquerda. Poucos são os políticos de direita que apoiaram o projeto.