Leste FluminenseNiterói

Talíria defende retomada de projetos culturais e preservação da memória histórica de Niterói

Candidata à Prefeitura de Niterói, Talíria Petrone, defende retomada de projetos culturais e preservação da memória histórica de Niterói em visita à Academia Niteroiense de Letras.

Candidata à Prefeitura de Niterói, Talíria Petrone, defende retomada de projetos culturais e preservação da memória histórica de Niterói em visita à Academia Niteroiense de Letras | Divulgação

 

Na reta final das eleições, a deputada federal Talíria Petrone (Psol), candidata  à prefeita de Niterói, ainda mantém viva a esperança de escrever uma nova história para a cidade. Com o vigor de uma atleta e a suavidade de um canto romântico, ela sonha orquestrar mudanças em Niterói, como partituras musicais que unem sons e emoções.

 

Filha de artista e professora, Talíria traz consigo a essência da arte e do ensino. Em contrapartida, promete fazer da cultura e do esporte pilares de sua gestão, tão indispensáveis quanto a melodia para uma música ou o ritmo para uma dança. Ela deseja transformar Niterói, assim como um pintor transforma uma tela em branco.

“Não consigo pensar em um município tão rico, mas que deixa nossos artistas de lado e não tem políticas públicas estruturantes. Quero reforçar meu compromisso com a arte nas suas diferentes manifestações: do livro ao funk”, assegura.

Uma das principais promessas de Talíria consiste em ampliar o orçamento cultural. De igual forma, ela pretende e descentralizar os equipamentos culturais, hoje concentrados no Centro e na Zona Sul. Igualmente, ela promete construir a “Cidade do Samba” para as agremiações do carnaval da cidade.

“Não tenho nada contra os grandes shows. Eu adoro. Mas os artistas daqui também precisam ter investimento além dos editais. A prefeitura inaugurou duas vezes a placa do Centro Cultural da Zona Norte”, disse.

Com saudosismo, Talíria relembra a Niterói Discos e a Niterói Livros que, segundo a candidata, atualmente, estão abandonadas.

“Temos que ter um outro olhar para a nossa memória, para o nosso patrimônio cultural. Cresci com arte e não existe povo sem cultura e sem memória. É meu compromisso ampliar o orçamento para cultura”, ponderou.

Promessa Acadêmica

Recentemente, a candidata visitou a Academia Niteroiense de Letras (ANL). Por lá, encontrou com Paulo Roberto Cecchetti, presidente da instituição, bem como com o acadêmico Geraldo Bezerra de Menezes. Talíria se comprometeu em cuidar e preservar a memória do prédio da ANL.  Além disso, prometeu atuar no sentido de preservar a memória dos jornais O Fluminense e A Tribuna. Além disso, ela quer reabrir o Cinema Icaraí e a Estação Cantareira, como quem pretende devolver ao povo da cidade as notas perdidas de uma sinfonia interrompida.

Candidata à Prefeitura de Niterói, Talíria Petrone, defende retomada de projetos culturais e preservação da memória histórica de Niterói em visita à Academia Niteroiense de Letras | Divulgação

Candidata à Prefeitura de Niterói, Talíria Petrone, defende retomada de projetos culturais e preservação da memória histórica de Niterói em visita à Academia Niteroiense de Letras | Divulgação

E se a política é arte, também é esporte. Talíria, ex-jogadora de vôlei, entende a disciplina e a paixão que o esporte desperta, como um atleta que nunca desiste da vitória. Ela acredita que o esporte é uma das chaves para transformar vidas e quer que Niterói seja palco de grandes competições.

“Niterói vai sediar o campeonato mundial de canoa havaiana em 2025”, destaca, referindo-se ao projeto de Douglas Moura, que ensina a prática para crianças, fazendo do esporte um hino de inclusão social.

Com três jingles de campanha, Talíria une o poder da música à sua luta. Como uma canção contagiante, seu discurso ecoa nas ruas de Niterói, embalado por artistas como Neguinho da Beija-Flor e MC Meia-Noite. Em suas propostas, cultura e esporte são os acordes que compõem a sinfonia de uma cidade viva e dinâmica. Nela, cada cidadão encontra sua própria voz e fala através dela.

Podíamos ter um programa de Cinema na Periferia, por exemplo, e parcerias com as escolas, que podem ser polo cultural, de esporte e lazer para a comunidade”, conta a parlamentar que já destinou R$ 6 milhões em emendas para a cultura de Niterói.

 

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *