Estado do Rio de JaneiroRio de Janeiro - Capital

SuperVia inova para combater furto de cabos

SuperVia inova para combater furto de cabos

SuperVia inova para combater furto de cabos | Divulgação/SuperVia

A SuperVia lançou uma nova tecnologia no início deste mês para combater o furto de cabos em seu sistema ferroviário. A inovação consiste em um revestimento especial com uma espécie de “DNA” que permite identificar a origem dos cabos. O objetivo é desestimular a receptação de materiais furtados.

+ LEIA TAMBÉM: ►Praça Mauá: Morador de rua é encontrado morto

Marcus Almeida, gerente executivo de Segurança da SuperVia, explica:

“Aplicamos um verniz com uma marcação única nos cabos. Ao projetar uma luz específica sobre eles, podemos identificar se pertencem à nossa empresa. Com isso, buscamos inibir a compra de cabos roubados e reduzir a incidência de furtos.”

Dessa forma, essa tecnologia é um verniz permanente que torna a raspagem e a queima dos cabos mais difíceis e facilita a identificação dos materiais. Assim, a marcação já foi aplicada em dois quilômetros de fios da rede aérea e em cabos de três composições de trens. A iniciativa surgiu após reuniões com as polícias Militar e Civil.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

A marcação é resistente e permanece visível mesmo após práticas comuns de destruição, como queima e raspagem.

“Independentemente das condições — dia ou noite, partido ou queimado — a identificação dos cabos será possível. A solução não desaparece e também é detectável nas mãos de quem tentar furtar ou nos recipientes onde os cabos são queimados”, afirma Marcus.

Por fim, a SuperVia relata que o furto de cabos impacta negativamente o planejamento e os intervalos entre os trens, forçando o Centro de Controle Operacional (CCO) a realizar comandos manuais. Assim, desde o início do ano, a concessionária registrou o furto de mais de 15 mil metros de cabos, em comparação com 41 mil metros no mesmo período do ano passado.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *