Domingo (30), às 18h30, a emoção toma conta do Maracanã com o confronto entre Flamengo e Cruzeiro pela 13ª rodada do Brasileirão. Para facilitar o deslocamento dos torcedores, a SuperVia anunciou que vai operar trens extras após a partida, partindo da estação Maracanã com destino a Santa Cruz (com ligação para Deodoro) e Saracuruna.
Segundo a concessionária, para a ida ao jogo, os torcedores podem utilizar os trens da grade normal. A SuperVia opera em toda a Região Metropolitana do Rio, com 270 km de trilhos, 5 ramais, 3 extensões e 104 estações.
+ LEIA TAMBÉM: ► Sem Diniz, Fluminense leva gol no fim e perde para o Vitória
No entanto, a medida não contempla todas as regiões: os ramais de Belfort Roxo e Japeri, que atendem a um grande número de municípios da Baixada Fluminense, não terão operação especial neste dia. Assim sendo, ficam de fora, mais uma vez, moradores das cidades de Nilópolis, Queimados, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo, bem como da extensão de Paracambi.
O último trem do ramal Japeri passa pela estação Maracanã às 20h47, mas a partida tem previsão de término para 20h30. Dessa forma, o torcedor precisaria deixar o estádio antes do fim do jogo para conseguir embarcar.
Essa situação se repete a cada partida disputada no Maracanã, gerando insatisfação entre os torcedores que residem nas regiões não atendidas com trens extras. Eles se sentem excluídos e, por vezes, deixam de ir aos jogos pela ausência do transporte de massa para voltar pra casa. Dessa forma, nem todos os moradores da Baixada Fluminense tem garantia de igualdade de acesso ao transporte público para ir ao estádio.
+ LEIA TAMBÉM: ► Brasil cai nas quartas da Liga das Nações após virada para Polônia
O problema não se restringe à volta para casa, pois a ida também se torna complicada. No ramal Belford Roxo, o último trem sai da estação, no domingo, às 13h40.
Vale lembrar que, apesar da falha da SuperVia em atender a todos os torcedores, o Flamengo busca uma vitória importante para se consolidar na tabela do Brasileirão. O time conta com o apoio da sua fiel torcida para conquistar os três pontos em casa.
+ LEIA TAMBÉM: ► Linhas de ônibus desviam de tiroteio no Alemão e Penha
A partida promete muita emoção e, certamente, vai mobilizar um grande número de pessoas.
Por fim, a SuperVia deveria rever sua posição e oferecer trens extras para todos os torcedores que desejam assistir ao jogo, independente da sua região.