Brasil

Superlua de outubro ilumina o céu nesta quinta-feira

Superlua de outubro ilumina o céu nesta quinta-feira

Superlua de outubro ilumina o céu nesta quinta-feira | Paulo Pinto/Agência Brasil

O fenômeno da superlua, em que o satélite natural parece maior e mais brilhante, ocorre nesta quinta-feira (17). A lua estará em seu ponto mais próximo da Terra, o chamado perigeu, possibilitando uma visão impressionante. O brilho máximo pode variar conforme o fuso horário de cada região.

A superlua estará a cerca de 357.364 quilômetros da Terra, reduzindo a distância média de 384.400 quilômetros. A fase cheia ocorre quando o Sol e a Lua se alinham em lados opostos da Terra, refletindo totalmente a luz solar em sua face visível.

+ LEIA TAMBÉM: Colisão entre ônibus e táxi deixa um ferido em Niterói

O termo “superlua” foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, na revista Dell Horoscope. A expressão se refere a luas cheias que surgem quando a Lua está no perigeu ou próxima dele. Embora amplamente adotado, o termo não é reconhecido como rigorosamente científico, gerando divergências entre especialistas sobre o que exatamente define uma superlua.

Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, o fenômeno pode ocorrer de uma a seis vezes por ano, dependendo da posição elíptica da órbita lunar.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

A órbita da Lua em torno da Terra é elíptica, fazendo com que sua distância varie ao longo do mês. O ponto mais próximo é chamado de perigeu, enquanto o mais distante é o apogeu. A lua cheia no perigeu oferece uma aparência mais luminosa, especialmente se o tempo estiver claro.

Assim como em outras luas cheias, o satélite surge no horizonte leste ao pôr do Sol e desaparece no oeste ao nascer do astro-rei. Dessa forma, é possível admirar o fenômeno durante toda a noite, desde que as condições climáticas permitam.

+ LEIA TAMBÉM: Acidente na Avenida Brasil gera reflexos no trânsito até Bangu

Em 19 de agosto, a primeira superlua de 2024 foi registrada, com a Lua a 361.900 quilômetros da Terra. A última ocorrerá em 15 de novembro, com o satélite a 361.867 quilômetros. No entanto, a superlua desta quinta-feira promete ser a mais próxima do ano, proporcionando um espetáculo ainda mais intenso.

Para aqueles que desejam apreciar a superlua com mais clareza, a recomendação é buscar áreas afastadas dos grandes centros urbanos. Menos poluição luminosa aumenta a visibilidade e torna a experiência mais surpreendente.

http://instagram.com/folhadoleste

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil