Em declaração nas redes sociais, a Superintendente do Canil Municipal de Cabo Frio, Carmem Duarte, chama a atenção da sociedade para que cessem os abandonos na porta do Canil. Projetado inicialmente para 150 animais, recolhidos nas ruas, feridos ou doentes, em vias públicas, o Canil Municipal hoje já conta com o dobro de animais, da capacidade inicialmente determinada.
“A conta nunca fecha! Hoje esteve lá um Sr. que foi abandonar seu animal pois ia fazer uma viagem para Sergipe.
Já vimos cães morrerem de tristeza pelo abandono, cães idosos, cuja família não quer mais e simplesmente “joga fora” aquela vida, largando-o no abrigo.
Em apenas um fim de semana, tivemos 25 abandonos na porta do abrigo, eu chego e fico triste, sem saber em que espaço colocar aqueles recém chegados” declara a Superintendente do Canil Carmem Duarte.
O abrigo tem tentado oferecer suporte de todas as formas, realizando campanhas de adoção contínuas, mas o número de abandonos nunca permite que consigam alcançar um equilíbrio no local. Voluntários sempre aparecem para ajudar, e o último mutirão foi em 27/5/2023 , para corte de grama, banhos, organização dos canis e pequenos consertos.
Realizado por voluntários e funcionários que doaram seu tempo e cuidados a esse espaço, e aos animais acolhidos nele.
O abandono é diário e incessante.
“A pessoa quer mudar de casa e não tem onde deixar o cachorro, outra está com depressão quer que o canil municipal recolha os cachorros, uma senhorinha teve um AVC e o canil municipal foi chamado para recolher os cachorros dela, cadê a família?
Todo mundo culpa o governo mas esquece de responsabilizar essa sociedade hipócrita, que adota e compra para depois abandonar.
A prefeitura não deixa de mandar alimentação e cuidados veterinários, mas por final de semana são mais de dez abandonos na nossa porta. A conta não bate” disse Carmem Duarte, Superintendente do Canil Municipal.
Iniciativas privadas são importantes e fundamentais para que a sociedade se envolva e ajude nas campanhas de adoção que o Canil Municipal realiza todo final de semana.
“Pela primeira vez , vejo o canil bem organizado e os animais bem tratados, cuidados com amor por alguém que realmente ama os animais, parabéns Carminha e os amigos voluntários 👏👏👏” afirmou uma colaboradora que não quis se identificar.
Para ajudar o Canil de Cabo Frio ou adotar um animalzinho, entre em contato com o número 22 997685363 (Claudia Carmo)
Os canis municipais no estado do Rio de Janeiro são de responsabilidade de cada município. Geralmente, os órgãos responsáveis pelos canis municipais são as secretarias de saúde ou de proteção animal.
O objetivo dos canis é abrigar animais abandonados ou resgatados das ruas, fornecendo cuidados veterinários e controle populacional através da castração.
Muitos deles oferecem também serviços de adoção responsável, como é o caso do Canil Municipal de Cabo Frio.