Rio de Janeiro - Capital

STF: Rio precisa criar regras para apreender adolescentes

STF: Rio precisa criar regras para apreender adolescentes

Foto: Divulgação – STF

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou medidas para a apreensão de adolescentes no Rio de Janeiro. A proibição da apreensão de menores de idade nas praias pela Operação Verão foi restabelecida, exceto em casos excepcionais.

Em audiência de conciliação, estado e município terão prazo para apresentar plano de segurança pública e abordagem social adequados. As negociações serão conduzidas pela Câmara Administrativa de Solução de Conflitos, com a participação de diversos órgãos.

“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”

Autoridades, advocacia e interessados estiveram presentes na audiência. Ano passado, decisão judicial permitia apreensão de menores apenas em flagrante ou por ordem jurídica. A Operação Verão foi criticada por violar direitos de crianças e adolescentes.

O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo revogou a decisão liminar, destacando a necessidade de ouvir previamente o Estado e o Município. O governador e o prefeito comemoraram a decisão nas redes sociais, ressaltando a importância da abordagem preventiva das forças de segurança. A liminar tinha impacto negativo nas obrigações de segurança pública da prefeitura.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *