
Foto: Divulgação/SME
O sindicato que representa os profissionais da Educação em Niterói (Sepe-Niterói) denunciou falta de professores e infestação de pombos na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Zilda Arns, no Caramujo, Zona Norte da cidade.
De acordo com o sindicato, a turma do Grupo de Referência de Educação Infantil (GREI) I está fazendo rodízio porque não teria professora regente o suficiente na escola. Metade da turma assiste às aulas pela manhã e a outra, no período da tarde.
“Uma parte vai de manhã e outra parte vai a tarde. A escola é em tempo integral, mas as crianças estão ficando em horário parcial por falta de professora regente”, denunciou o sindicato.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
O Sepe ainda afirma que este não é um problema exclusivo da UMEI Zilda Arns. A entidade também relata que há falta de professoras de apoio educacional especializado.
“Isso impede que crianças com deficiência tenham seu direito a educação garantido e faz com que as poucas professoras de apoio da escola fiquem sobrecarregadas”, acrescentou o Sepe.
Infestação de pombos

Foto: Divulgação/Sepe
Outro problema levantado pelo sindicato é uma infestação de pombos. O Sepe teme que o problema traga consequçencias à saúde de crianças e funcionários.
“A empresa Perfil X foi à escola, colocou telas, porém não foi o suficiente. Os pombos já abriram buracos e voltaram a entrar na escola deixando suas fezes em contato com profissionais e crianças”, complementou a entidade.
A reportagem do FOLHA DO LESTE perguntou à Prefeitura de Niterói se há previsão para que a equipe de professores seja reforçada na unidade, bem como o que fará para conter a infestação de pombos.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação (SME/FME) informam que a equipe de Gestão Escolar está em contato com a direção da UMEI Zilda Arns, para solucionar a questão do rodízio de professores. A SME/FME em breve realizará concurso público para suprir pontuais carências e ampliar a qualidade do trabalho pedagógico realizado nas unidades escolares da Educação de Niterói.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Em relação à infestação de pombos na unidade de ensino, já foram tomadas providências. O edifício da escola recebeu telas de proteção e as equipes de manutenção têm monitorado o espaço para realizar ajustes necessários com o objetivo de conter o acesso dos animais ao local.