
Influenciadora publicou denúncia – Foto: Reprodução/Instagram
Membros do terreiro Ilè Ayrá Túndé, em São Gonçalo, denunciam que o local não tem o lixo recolhido por “racismo religioso”. A influenciadora e frequentadora do local, Gabriela Ramos, publicou uma série de postagens denunciando o caso, em suas redes sociais.
Ela afirmou que houve casos em que coletores alegaram que não recolheriam o lixo porque se traraia de “macumbaria e feitiçaria”, e que, além disso, só “levariam lixo normal”. Além disso, imóveis vizinhos têm seus resíduos recolhidos normalmente.
+ LEIA TAMBÉM: ►MP torna réu vereador Ricardo Netuno por intolerância religiosa
Isso é racismo religioso. Nosso lixo não tem nada de diferente do lixo das outras pessoas da nossa rua, tampouco da igreja que tem na nossa rua também”, disse Gabriela.
Em seguida, a influenciadora explica que as doutrinas do candomblé e umbanda não permitem jogar seus fundamentos no lixo. Desse modo, materiais utilizados em celebrações religiosas, por exemplo, são devolvidos à natureza.

Gabriela Ramos divulgou denúncia – Reprodução/Instagram
Essa fala intolerante jamais justificará que nós tenhamos que ficar com a frente da nossa casa com mal cheiro por se recusarem a cumprir um direito básico nosso, enquanto instituição religiosa, moradores do terreiro e pessoas”, acrescentou.
Em outra publicação, a frequentadora denunciou que os coletores atearam fogo em uma colmeia de ovos e jogaram dentro da lixeira. Em seguida uma pessoa da equipe e registrou e alegou não levar o lixo pois estaria pegando fogo.
+ LEIA TAMBÉM: ► Eduardo Paes sofre quatro derrotas na Câmara do Rio
Era para ser só uma coleta de lixo normal. Mas até fogo tacaram para não levar nosso lixo, isso é cruel demais! E tudo isso por sermos do terreiro”, lamentou Gabriela.
Prefeitura se manifesta
A Prefeitura de São Gonçalo informou que a coleta de lixo é realizada regularmente, mas irá acionar a empresa que presta o serviço para que apure a denúncia e verifique se houve algum problema no local mencionado.
A Prefeitura reiterou seu respeito por todas as religiões, não compactuando com quaisquer atos de intolerância.

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul