Rio de Janeiro - Capital

Setram identifica fraudes no Bilhete Único Intermunicipal

Setram identifica fraudes no Bilhete Único Intermunicipal

Setram identifica fraudes no Bilhete Único Intermunicipal | Tomaz Silva/Agência Brasil

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está intensificando a luta contra as fraudes no sistema de transporte público. A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) identificou irregularidades no cadastro e uso do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), o que resultou no bloqueio de cerca de 30 mil cartões. Essa medida, além de garantir a justiça social, proporcionará uma economia mensal de aproximadamente R$ 1 milhão aos cofres públicos.

+ LEIA TAMBÉM: ►Criança de 6 anos morre em acidente na Rio-Santos

Dessa forma, a Setram utilizou um sistema de inteligência artificial para analisar os dados de uso do BUI. Assim, ao identificar padrões suspeitos, como o uso repetido do cartão em um curto período de tempo ou em rotas diferentes, a secretaria acionou um processo de investigação. Além disso, a biometria facial, já presente em parte da frota de ônibus intermunicipais, auxiliou na identificação de fraudes.

Usuários que tiveram seus cartões bloqueados por irregularidades devem comparecer a um posto de atendimento da Setram para regularizar a situação e apresentar os documentos necessários para comprovar a titularidade do benefício. Aqueles que não regularizarem a situação terão o benefício cancelado definitivamente.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Contudo, além do bloqueio de cartões e da utilização de biometria facial, a Setram e o Detro-RJ estão trabalhando em conjunto para aperfeiçoar o sistema de bilhetagem e monitoramento. Assim, a meta é garantir que o benefício do Bilhete Único Intermunicipal seja destinado exclusivamente aos usuários que realmente precisam.

Por fim, o BUI é um benefício tarifário do Governo do Rio de Janeiro que permite a integração de diferentes modais de transporte, como ônibus, metrô e trem, por um valor único. Assim, para ter direito ao benefício, o usuário precisa atender a alguns requisitos, como idade, renda e comprovante de residência.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *