O chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Defesa Civil, coronel Rodrigo Polito, anunciou, nesta quarta-feira (20), que 278 bombeiros militares, das áreas de assistência social e enfermagem, poderão receber a progressão de cargos em dezembro deste ano.
Os servidores, que ocupam a função de 1º tenente, estão na corporação desde 2008 e reclamam de nunca terem recebido o benefício. O anúncio foi feito em audiência pública da Comissão de Servidores Públicos, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizada nesta quarta-feira.
“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”
Para a medida ser efetivada, é necessário que o Governo do Estado encaminhe uma Mensagem Executiva à Alerj para ser votada pelo Plenário da Casa. De acordo com o coronel Polito, a minuta dessa mensagem já está pronta e o processo administrativo encontra-se em análise na Secretaria de Estado da Casa Civil. Após esse trâmite ser concluído, a matéria será enviada ao Poder Legislativo.
“O processo administrativo é extenso. Os estudos de impacto financeiro e planejamento já passaram por todas as instâncias do Corpo de Bombeiros e, neste momento, o processo está na Casa Civil. Já existe a minuta da mensagem que será enviada a esta Casa. As datas de promoção são, anualmente, 21 de abril, 21 de agosto e 25 de dezembro. Se correr tudo como o planejado, ainda neste ano os servidores terão a progressão”, explicou Polito.
Ele ainda explicou que os enfermeiros terão a quantidade de vagas de tenente-coronel ampliadas de seis para oito; de major, de 34 para 55; e de capitão, de 60 para 297. Já em relação aos assistentes sociais, as vagas de tenente-coronel serão aumentadas de três para quatro; de major, de sete para 22; e de capitão, de 12 para 75. Dessa forma, todos os 222 enfermeiros e os 56 assistentes sociais, que aguardam a progressão, seriam contemplados.