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Serviço para agilizar atendimento de casos de AVC é lançado em Niterói

Niterói lança canal de comunicação para diminuir o tempo de atendimento em casos de AVC.

Niterói lança canal de comunicação para diminuir o tempo de atendimento em casos de AVC. (Divulgação/Prefeitura de Niterói)

A Prefeitura de Niterói lançou nesta semana um canal de comunicação com a população, que pode ser o elo entre um familiar e profissionais de saúde, capaz de salvar uma vida em questão de segundos: a Linha de Cuidados do Acidente Vascular Cerebral (AVC). O lançamento foi feito no Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), hospital de referência da Secretaria Municipal de Saúde para o atendimento desses casos.

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O objetivo é otimizar cada vez mais o atendimento, que começa imediatamente quando é feito o contato telefônico com a Central de Regulação do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) 192 da Região Metropolitana 2. Após uma triagem inicial, onde testes de reação do paciente são feitos ainda pelo telefone, com o auxílio do parente ou responsável por solicitar o atendimento, imediatamente a Base Descentralizada de Niterói é acionada para que uma equipe seja enviada ao local.

Essa Linha de Cuidados tem como objetivo otimizar o tempo de atendimento, o que é essencial no caso do AVC, pois a assistência no tempo oportuno aumenta a chance de recuperação do paciente. Para isso, temos o Hospital Carlos Tortelly como unidade de referência no município para receber e cuidar desses”, explicou a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider.

Essa equipe deverá contar com o apoio de um profissional da motolância, que será responsável por auxiliar a ambulância no trânsito até o local onde o paciente se encontra. Ao mesmo tempo que é feito também um contato com a equipe médica do HMCT para que tudo seja preparado para a chegada do paciente.

A saída da base deve ser realizada em até três minutos após recebimento da ocorrência, com a ambulância se dirigindo até o local solicitado e posteriormente a unidade de saúde com as sirenes e o giroflex ligados, e tendo o profissional da motolância como batedor durante todo o trajeto. Sempre respeitando as leis de trânsito e sem realizar manobras arriscadas que coloquem em risco a integridade do profissional”, detalhou o coordenador-geral do SAMU da Região Metropolitana II, Rogério Paraíso.

Ao chegar na unidade de referência, uma equipe médica já vai estar de prontidão para o atendimento e que já vai estar ciente do estado do paciente de acordo com os feedbacks dos testes feitos preliminarmente pelos profissionais do SAMU.

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