Especial Carnaval 2024

Série Ouro: Unidos de Padre Miguel fatura campeonato

Série Ouro: Unidos de Padre Miguel fatura campeonato

Foto: João Gabriel – Riotur

Nesta quarta-feira (14), a Unidos de Padre Miguel foi coroada campeã da Série Ouro de 2024 e realizará pela primeira vez um desfile na elite do samba na Sapucaí. A Vermelha e Branca da Zona Oeste do Rio de Janeiro, também conhecida como UPM, prestou uma homenagem ao Padre Cícero e à fé do povo nordestino.

Por tradição, a escola que sobe do acesso abre os desfiles do Grupo Especial, no domingo de carnaval. No ano passado, a UPM ficou com o vice-campeonato, mas apenas a campeã, a Porto da Pedra, sobe de grupo. Neste ano, a Vermelha e Branca de São Gonçalo terminou em último e foi rebaixada.

A Unidos de Padre Miguel já teve uma passagem pela primeira divisão do carnaval em 1972, no então chamado Grupo 1, porém ficou em último lugar. Em 1990, a elite foi rebatizada como Grupo Especial.

Série Ouro: Unidos de Padre Miguel fatura campeonato

Baianas da UPM – Foto: Rafael Catarcione – Prefeitura do Rio

Desta vez, a UPM liderou a apuração desde o início e recebeu apenas uma nota diferente de 10, que foi descartada pelo regulamento. Com isso, o Boi Vermelho obteve 270 pontos, ou seja, um aproveitamento de 100%.

“Leia mais notícia sobre o Carnaval aqui”

Império Serrano ficou em segundo lugar, com uma diferença de dois décimos em relação à UPM. Já a Estácio de Sá conquistou o terceiro lugar. Império da Tijuca e Sereno de Campo Grande ficaram nas últimas posições e foram rebaixadas para a Série Prata, na Intendente Magalhães.

No desfile, a Unidos de Padre Miguel foi a quinta escola a se apresentar no segundo dia da Série Ouro, no sábado (10). Com o enredo “O redentor do sertão”, os carnavalescos Lucas Milato e Edson Pereira mergulharam no imaginário místico popular do povo nordestino, utilizando a figura de Padre Cícero como inspiração.

Série Ouro: Unidos de Padre Miguel fatura campeonato

Foto: Rafael Catarcione – Prefeitura do Rio

A comissão de frente representou o nascimento do menino Cícero, que para muitos era considerado a reencarnação de Deus. No tripé, uma mãe segurava uma criança nos braços.

A Unidos de Padre Miguel desfilou com três alegorias e dois tripés, sendo um deles da comissão de frente. O destaque do abre-alas foi a escultura de Padre Cícero, que chamou atenção pelo tamanho, traços e movimento. As baianas vieram de Capela de Nossa Senhora das Dores.

A União de Maricá, que estreou esse ano na Sapucaí, ficou em quarto lugar, 0,5 ponto atrás da campeã. Já a Acadêmicos de Niterói ficou na sétima colocação.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

– Unidos de Padre Miguel – 270,0
– Império Serrano – 269,8
– Estácio – 269,6
– União de Maricá – 269,5
– São Clemente – 269,4
– Inocentes – 269,4
– União da Ilha – 269,3
– Acadêmicos de Niterói – 269,2
– Vigário Geral – 269,0
10º – Unidos de Bangu – 269,0
11º – Unidos da Ponte – 269,0
12º – Em Cima da Hora – 268,8
13º – Parque Acari – 268,4
14º – Arranco – 268,2
15º – Império da Tijuca – 268,1
16º – Sereno de Campo Grande – 267,9

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *