
Foto: AFP
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou neste domingo que seu país corre o risco de perder a guerra contra a Rússia caso o Congresso dos Estados Unidos não aprove um pacote de ajuda militar para repelir a invasão das tropas de Moscou.
Durante uma reunião por videoconferência do grupo de arrecadação de fundos United24. Zelensky enfatizou a importância da assistência dos EUA, que está bloqueada na Câmara dos Representantes devido a uma disputa sobre imigração. Com a recusa dos apoiadores de Donald Trump em examinar o texto, a aprovação do pacote de 60 bilhões de dólares se tornou incerta.
Desde a invasão russa em fevereiro de 2022, a Ucrânia tem enfrentado dificuldades para conter o avanço das forças inimigas, que já atingiram a infraestrutura energética do país, deixando milhares de civis sem eletricidade.
►Leia mais notícias Internacionais aqui
Zelensky ressaltou que a ajuda dos EUA é essencial não apenas para a Ucrânia, mas também para evitar que outros países sejam alvos de agressões.
Com os soldados ucranianos enfrentando a escassez de munições e confrontando um Exército russo confiante, a situação no país tornou-se cada vez mais crítica.
A resistência das forças militares de Moscou complicou ainda mais a situação, após terem repelido uma contraofensiva ucraniana no ano passado. Agora, a Ucrânia aguarda ansiosamente pela decisão do Congresso dos EUA, ciente de que seu futuro na guerra está em jogo.