A vereadora de Niterói Benny Briolly (PSol) comentou sobre o tumulto envolvendo vendedores ambulantes e vigilantes, ocorrido na última terça-feira (13), no Plaza Shopping. Para ela, os ambulantes são alvo de perseguição.
A parlamentar, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Criança, do Adolescente e da Mulher da Câmara Municipal, afirmou que lojistas se unem ao poder público para perseguir os vendedores.
“Não admitiremos a possibilidade de agressão a trabalhadores em nosso município. Historicamente, há a já conhecida rivalidade entre os lojistas que, aliados ao poder público municipal, perseguem, agridem e inviabilizam o trabalho dos ambulantes. A cidade de Niterói é um grande exemplo disso”, afirmou.
Em relação à denúncia de que um dos vendedores, que seria um adolescente de 14 anos, teria sido agredido, a vereadora afirmou que irá enviar um ofício, solicitando explicações ao centro comercial.
“Para que eu possa ter a certeza que esse não é mais um caso dos tanto que acompanho, estarei oficiando a direção do Plaza Shopping Niterói, tendo em vista que o caso fica ainda mais alarmante, devido ao envolvimento de um menor de idade”, complementou.
Momentos de pânico
A Praça de Alimentação do Plaza Shopping foi palco de cenas de violência e temor na tarde desta terça-feira. Vendedores de balas, revoltados com a segurança do shopping, partiram pra cima de agentes. O motivo: mais cedo, um menor, que vendia balas dentro do shopping, foi agredido, segundo denunciavam.
A confusão teve dois momentos. O primeiro, que a nossa equipe, conseguiu registrar em vídeo, ficou restrito a um bate-boca intenso – e tenso. Os baleiros bradavam que eram trabalhadores e não ladrões e acusavam uma equipe de segurança de agredir o menor. Pediam para serem enfrentados: “quero ver bater em grande, bater em nós. Pegar um menor sozinho é fácil.
O segundo momento ficou mais tenso quando eles perceberam a presença da reportagem da FOLHA DO LESTE. Quando se dirigiram à nossa editora-chefe para mostrar o vídeo do menor sendo agredido mais cedo, um dos seguranças acabou sendo identificado. O que gerou revolta dos demais.
Eles partiram com cadeiras, mesas, extintores de incêndio e tudo o que viram pela frente para agredir os seguranças. Houve correria. Clientes tiveram que abandonar suas mesas e alimentos. Lojas fecharam as portas, mas o centro comercial seguiu aberto normalmente.
[…] Após o tumulto entre vendedores ambulantes e vigilantes ocorrido na última terça-feira (13), no Plaza Shopping, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói defendeu que os vendedores sigam normas de ordenamento. […]